SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL COM USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.360Keywords:
Metodologia Ativa. Sala de Aula Invertida. Ensino. Aprendizagem. Ambiente VirtualAbstract
O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação da Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida nas modalidades Educação a Distância e Presencial com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Foram realizados pesquisa bibliográfica e relato de experiência docente. O estudo foi desenvolvido com cursos de Administração e Ciências Contábeis, em Educação a Distância e Pedagogia, Presencial, com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Identifica-se que a Sala de Aula Invertida, como Metodologia Ativa favorece o processo de aprendizagem. Constata-se a percepção dos estudantes como protagonista na construção do conhecimento e há dinamismo, interatividade e colaboração no espaço de aprendizagem. Identifica-se que a Metodologia Ativa estudada se aplica ao universo das gerações Y e Z.Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, M. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez., 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/ a10v29n2.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2016.
BRUNER, J. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1987.
CORCINI, L. F.; SANTOS, R. O.; MOSER, A. Fundamentos epistemológicos das aulas invertidas (flipped classrooms): introduzindo o artigo de Marcel Lebrun. In: ALMEIDA, S. do C. D. de; MEDEIROS, L. F. de; MATTAR, J. (Org.) Educação e tecnologias: refletindo e transformando o cotidiano. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4.ed. São Paulo: Nacional, 1979.
FAVA, R. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.
FURLANETTO, E., Fronteira. In: FAZENDA, I. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
LEONTIEV, A.; VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14. ed. São Paulo: Ícone, 2016.
MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 1982.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: ENCONTRO CATALISADOR DO CETRANS, 1., Escola do Futuro, USP. Itatiba, São Paulo, abr. 2005.
PIAGET, J. Epistemologia genética. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
SOUZA, L. F. de. Conhecimento e memória no Teeto de Platão. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
VALENTE, J. A.. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Editora UFPR, ed. esp. n. 4, p. 79-97, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).