DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Authors

  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.36

Keywords:

Palavrmetodologias, educação a distância, Libras

Abstract

 

O curso de pedagogia na modalidade a distância da UDESC, como qualquer curso a distância, apresenta determinada metodologia a qual contempla, dentre outros aspectos, encontros presencias via web conferência por meio do Adobe Conect, atendimento às dúvidas dos alunos por diversos canais de comunicação, como o ambiente virtual de aprendizagem (moodle), os fóruns, as mensagens individuais e, ainda, por meio de uma linha telefônica 0800. Além disso, utiliza-se também de recursos didáticos como a web aula e vídeos disponíveis na rede. No planejamento da disciplina de Libras do curso, a equipe docente e pedagógica deparou-se com situações específicas relacionadas a esta disciplina que desafiaram o oferecimento dela a partir das metodologias já estabelecidas no curso. Dentre as situações encontradas está a participação de professores e tutores surdos na equipe docente, trazendo a necessidade de repensarmos materiais e recursos acessíveis a este público, bem como acessibilidade linguística aos espaços e às pessoas envolvidas na gestão do curso. Este relato de experiência discute os desafios enfrentados pela equipe da disciplina de Libras no curso de pedagogia e propõe sugestões.


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Author Biography

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Linguística, graduação em Letras-alemão e letras-libras. Departamento de pedagogia ead/CEAD e departamento de química/CCT.

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Published

2015-10-09

How to Cite

Sell, F. S. F. (2015). DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. EmRede - Distance Education Journal, 2(1), 51–63. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.36