ESPAÇOS PÚBLICOS PARA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: A INFRAESTRUTURA FÍSICA DO POLO LUCENA PARA EAD SOB O OLHAR DE SEUS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.356Keywords:
Comportamento do consumidor. Processo educacional. Percepção de valor do serviço públicoAbstract
Este trabalho traz à tona uma discussão acerca da infraestrutura física para as atividades de Educação a Distância (EaD) oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no Polo Lucena, localizado no município de mesmo nome do Estado da Paraíba. Os cerca de 220 estudantes dessa modalidade que fazem uso do local foram convidados a responder um questionário que buscou realizar um diagnóstico sucinto do espaço público oferecido. Ao final, foi possível confrontar os posicionamentos de autores clássicos e atuais com a experiência dos próprios alunos, inseridos como consumidores de conteúdo educacional público. O resultado possibilitou demonstrar a percepção de valor do serviço público oferecido e identificar gargalos de infraestrutura possíveis de serem solucionados.Downloads
Metrics
References
ANDRADE, F. Educação à Distância x Educação Presencial: algumas diferenças encontradas. 2010. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/educacao-a-distancia-x-educacao-presencial-algumas-diferencas-encontradas/46318/> . Acesso em: Jun. 2017.
BARBOSA, J. E. M. et. al. Prática de Pesquisa em Administração de Sistemas de Informação. IFPB, João Pessoa, 2012.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: Jun. 2017.
_____ . Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Atlas, 1988.
_____ . Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www2.planalto.gov.br/>. Acesso em: Jun. 2017.
_____ . Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em <http://www2.planalto.gov.br/>. Acesso em: Jun. 2017.
_____ . Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_brasil_zip_xls.shtm>. Acesso em: Jul. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
KONTZ, L. B.; PEIXOTO, L. T. Q.; PALMEIRA, E. M. Comportamento do consumidor no setor público: aspectos influenciadores da satisfação. s. d. Disponível em: <http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/14/setor-publico.html>. Acesso em: Jun. 2017.
KOTLER, P. Administração de marketing: A edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 8. ed. São Paulo: Futura, 1999.
LEITE, L. S.; VIEIRA, M. L. S.; SAMPAIO, M. N. Atividades não presenciais: preparando o aluno para a autonomia In Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, 1997.
MATIAS-PEREIRA, J. Curso de Administração Pública: Foco nas Instituições e Ações Governamentais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
NEVADO, R. A. Espaços Interativos de Construção de Possíveis: uma nova modalidade de formação de professores. Porto Alegre: 2001. Tese (Doutorado). UFRGS.
PONDÉ, L. F. Marketing existencial: a produção de bens de significado no mundo contemporâneo. 1. ed. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
SANTOS, J. C. F. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SOBRINHO, J. D. Educação Superior: bem público, equidade e democratização, 2013. Disponível em: <https://www.ufmg.br/dai/textos/artigo1.pdf>. Acesso em: Jun. 2017.
VALENTE, J. A. MORAN, J. M. ARANTES, V. A. Educação à Distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).