O MODELO DE AVALIAÇÃO CENTRADO EM UM CURSO NA MODALIDADE B-LEARNING"
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.355Keywords:
avaliação, blended-learning, cursos onlineAbstract
Este artigo descreve um Curso de Formação em TIC para professores e apresenta o modelo de avaliação desenvolvido, que esteve estruturado em 4 dimensões: participantes, pedagógica, organizacional e tecnológica. Para avaliação do curso, recorreu-se ao questionário on-line. Verificou-se que, ao realizarmos a avaliação de um curso, estamos possibilitando não só identificar e refletir, por meio das dimensões e indicadores a considerar, sobre as suas potencialidades e fraquezas, mas também servir de suporte na implementação de mudanças nas futuras edições do mesmo.Downloads
Metrics
References
ATTWELL (ED.), G. Evaluating e-learning. A guide to the evaluation of e-learning. [s.l: s.n.].
IONASCU, C.; DOREL, B. A model of analyses of the e-learning system quality. Revista Tinerilor Economisti (The Young Economists Jornal), [s. l.], v. 7, n. 13, p. 136–144, 2009. Disponível em: <http://ideas.repec.org/a/aio/rteyej/v1y2009i13p136-143.html>. Acesso em: 12 jan. 2015.
KHAN, B. H. Discussão em torno das dimensões do E-Learning. [s. l.], 2001.
KIRKPATRICK, D. L.; KIRKPATRICK, J. D. Evaluating training programs. The four levels. 3 ed. ed. California: Berrett-Koehler Publishers, Inc., 2006.
MACHADO, C. Avaliação de curso na modalidade b-Learning: Um estudo de caso. Revista Paidei@, [s. l.], v. 8, n. 14, 2016. Disponível em: <http://periodicos.unimesvirtual.com.brindex.php? journal=paideia&page=article&op=view&path[]=603>. Acesso em: 18 maio 2017.
MACHADO, C.; GOMES, M. J. Práticas de b-learning no ensino superior: a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa na perspetiva dos alunos. Anais...Congresso Internacional de Avaliação em Educação, 2., 2010.
MACHADO, C.; GOMES, M. J. Avaliação de cursos online - algumas perspetivas. Revista Paidéi@, [s. l.], v. 5, n. 8, 2013.
PERES, P.; MESQUITA, A. Dimensões para a construção de um curso em b-learning: Um estudo de caso. Indagatio Didactica, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 165–183, 2014. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/2679/2532>. Acesso em: 18 fev.2018.
PERES, P.; PIMENTA, P. Teorias e práticas do BLearning. 1 Ed. ed. Lisboa.
SILVA, B. Desafios à docência online na cibercultura. Em: Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo. Porto Edit ed. Porto: Carlinda Leite, José A. Pacheco & António Flávio Moreira (Orgs.), 2011. v. 218, p. 206–218.
SILVA, B.; GOMES, M. J.; SILVA, A. M. Dinâmica dos três C’s’ na avaliação de cursos em e-learning: compreensão, confiança, complementaridade. Em: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 227–243.
THE INSTITUTE FOR HIGHER EDUCATION POLICY. Quality on the line. Benchmarks for sucess in internet-basesd distance education. [s.l: s.n.].
USORO, A.; MAJEWSKI, G. Measuring quality e-learning in higher education. International Journal of Global Management Studies, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 1–33, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).