RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO BRASIL: 10 ANOS DE ATIVISMO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.346Keywords:
Recursos educacionais abetos, Educação aberta, Política educacional, AtivismoAbstract
Ações em torno da abertura na educação tomaram novos rumos com a popularização da internet, da web e das novas mídias. Nesse contexto, um dos principais propulsores do desse movimento são os Recursos Educacionais Abertos (REA), tidos como elemento essencial na promoção de uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade. Nesse trabalho apresentamos um breve histórico e um panorama detalhado das ações em torno dos REA no Brasil durante a última década. Detalhamos projetos de lei, marcos legais, políticas educacionais e algumas iniciativas da sociedade civil. Finalizamos sugerindo que, diante da ambiguidade e das diferentes apropriações do conceito de ‘abertura’ na educação, é importante que o movimento mantenha seu caráter ativista, em defesa da educação pública.
Downloads
Metrics
References
AMIEL, T. Além das licenças: Alinhando recursos educacionais e uma cultura digital. In: III SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2012. Disponível em: <http://www.pucsp.br/webcurriculo>. Acesso em 15 jun. 2018.
AMIEL, T.; DURAN, M. R. C.; COSTA, C. J. Construindo Políticas de Abertura a partir dos Recursos Educacionais Abertos: Uma Análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 16, n. 2, p. 161–176, 2017.
AMIEL, T.; SOARES, T. O contexto da abertura: recursos educacionais abertos, cibercultura e suas tensões. Em Aberto, v. 28, n. 94, p. 109–122, 2015.
FERREIRA, G. M. dos S.; CARVALHO, J. Recursos Educacionais Abertos como Tecnologias Educacionais: considerações críticas. Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: <http://submission.scielo.br/index.php/es/article/view/ 186545>. Acesso em: 14 jun. 2018.
GONSALES, P.; SEBRIAM, D.; MARKUN, P. Como implementar uma política de educação aberta. São Paulo: Cereja, 2017. Disponível em: <http://educadigital.org.br/guiaEA>. Acesso em: 14 jun. 2018.
LJUBJANA OER ACTION PLAN. Ljubjana: [s.n.], 2017. Disponível em: <https://en.unesco.org/sites/default/files/ljubljana_oer_action_plan_2017.pdf>. Acesso em 14 jun. 2018.
MEIER, M. J.; DA SILVA, H. O. REA Paraná: práticas colaborativas e práticas educacionais abertas, inventários e avaliações. In: DURAN, M. R. C.; AMIEL, T.; COSTA, C. J. da (Org.). Utopias e distopias da tecnologia na educação a distância e aberta. Campinas/Niterói: Unicamp/UFF, 2018.
SOARES, T.; AMIEL, T. Recursos educacionais na Universidade Aberta do Brasil: Perspectivas e práticas. [S.l: s.n.], 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.1065516>. Acesso em: 14 jun. 2018.
ZANCANARO, A.; AMIEL, T. The academic production on open educational resources in Portuguese. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia - La producción académica en portugués sobre recursos educativos en abierto, v. 20, n. 1, 2017. Disponível em: <http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/16332>. Acesso em: 9 ago. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).