POR QUE USAR SOFTWARE LIVRE SERIA UMA OPÇÃO EDUCACIONAL?
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.339Keywords:
recursos educacionais abertos, educação libertadora, software livre, comunidades online, comunidades de prática, semióticaAbstract
A fim de discutir a continuidade entre uma educação para a cidadania e as práticas e os princípios das comunidades de software livre, este artigo analisa a trajetória de um grupo que transcende os limites do mundo acadêmico, o Texto Livre, caracterizado pela produção de SLE e REA. É história de aprendizagens múltiplas e vocação para o ensino calcadas no desejo de empoderamento de todos os envolvidos. Atividades como seus eventos e periódico científico, além das aplicações educacionais livres e abertas, compõem seu campo de trabalho.Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, E. G. de. Aprendizagem situada e letramentos digitais no estágio supervisionado de espanhol. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: <http://www.poslin.letras.ufmg.br/defesas/1457D.pdf>. Acesso em: 12 maio 2018.
BELISÁRIO, A.. Sobre guerrilhas e cópias. In: BELISARIO, A; TARIN, B. (Org.). Copyfight: pirataria e cultura livre. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012, p. 75-92. Disponível em: <https://crabgrass.riseup.net/assets/118853/COPYFIGHT%20web.pdf#page=76>. Acesso em: 7 jun. 2018.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em Revista, v.26, n.03. Belo Horizonte, 2010. p. 283-304
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
HUGHES, J. N.; JEWSON, N.; UNWIN, L. (Eds.). Communities of practice: critical perspectives. Abingdon: Routledge, 2007.
KANES, K.; LERMAN, S. Analysing concepts of community of practice. In: WINBOURNE, P.; WATSON, A. New Directions for Situated Cognition in Mathematics Education. London: Cambridge, 2008. p. 303-328.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.
MATTE, A. C. F. Análise semiótica da sala de aula no tempo da EAD. Revista Tecnologias na Educação, v. 1, 2009. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/pal4-vol1-dez-20091.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2017.
MATTE, A. C. F.; MEIRELES, A. R.; RIBEIRO, R. T. SETFON: O Problema da Análise de Dados Prosódicos, Textuais e Acústicos. Revista (con) textos linguísticos (UFES), v. 1, p. 8-30, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/ article/view/5175/0>. Acesso em: 6 nov.2017.
MORAES, R. C.; SILVA, M. de P.; CASTRO, L. C. Modelos internacionais de educação superior: Estados Unidos, França e Alemanha. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
OLIVA, A. Copiar e Compartilhar em Legítima Defesa. In: CONGRESSO ESTADUAL DE SOFTWARE LIVRE DO CEARÁ, 1., 2008, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2008. Disponível em: <http://www.fsfla.org/ikiwiki/texto/copying-and-sharing-in-self-defense>. Acesso em: 28 maio 2018.
SLOMP, Paulo Francisco. AZEVEDO, Fábio, MACHADO, André. Tabela Dinâmica de Software Educacional Livre. Entrevista em vídeo, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/116563>. Tabela disponível em <https://www.ufrgs.br/ soft-livre-edu/tabela-dinamica/>. Acesso em: 28 maio 2018.
VYGOTSKY, Lev S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Ana Cristina Fricke Matte
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).