WIKIPÉDIA, UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO?

Authors

  • Teresa Cardoso LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta (Portugal)
  • Filomena Pestana LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.337

Keywords:

Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Wikipédia

Abstract

A Wikipédia é incontornável quando se faz um busca na internet. Esta enciclopédia tem angariado nas instituições educativas ativos seguidores ou opositores gerando uma relação amor/ódio. Quer a academia, quer a Wikimedia Foundation têm vindo a estabelecer programas que se traduzem no envolvimento da comunidade acadêmica na sua edição trazendo vantagens para os intervenientes, seja por se traduzir numa maior qualidade, seja por se traduzir numa maior aquisição de competências por parte dos estudantes. Neste artigo integramos este fenômeno no âmbito da Educação Aberta em geral e nos open scholarship e open educational resources em particular, conceitos que caracterizamos para, posteriormente, refletir sobre a possibilidade de problematizar a Wikipédia enquanto recurso educacional aberto.

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Published

2018-07-19

How to Cite

Cardoso, T., & Pestana, F. (2018). WIKIPÉDIA, UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO?. EmRede - Distance Education Journal, 5(2), 300–318. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.337