AÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a experiência de implementação numa universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.329Keywords:
Extensão, Formação de Professores, EAD, UABAbstract
O presente artigo apresenta o processo de implementação de ações de extensão na modalidade a distância realizadas no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Analisa, inicialmente, essas ações no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como processo formativo, em consonância com o Decreto nº 5.800/2006. Discute os aspectos conceituais concernentes à extensão universitária no desenvolvimento dos saberes acadêmicos e sociais, para refletir o papel da universidade pública nos diferentes campos de atuação, especialmente a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Descreve a experiência vivenciada pela Coordenadoria de Educação a Distância (CIED/UFAL), no tocante à realização de cursos de extensão na EAD. Finaliza com uma reflexão sobre os resultados obtidos, ressaltando a necessidade de rever conceitos e metodologias inerentes ao desenvolvimento das ações extensionistas.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Decreto nº 5.800/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/ decreto/d5800.htm>. Acesso em: 5 abr. 2015.
BRASIL. Decreto nº 6.495, de 30 de Junho de 2008. Programa de Extensão Universitária (PROEXT). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2007-2010/2008/decreto/d6495.htm. Acesso em: 20 abr. 2015.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA/UFAL. Relatórios para certificação de cursos de extensão. 2014.
DIANA, J. B.; CATAPAN, A. H. Práticas pedagógicas nos polos de apoio presencial. EmRede, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 347-355, 2017. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/237>. Acesso em: 15 ago. 2018.
LIRA, L. A. R.; LIMA, B. F. Z. Desafios da Gestão de Políticas Públicas Educacionais para Formação de Professores no Âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. EmRede, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 137-151, 2014. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/14/26>. Acesso em: 15 ago. 2018.
MICHELON, T; LIRA, L. A.; RAZUCK, F. B. O Sistema Universidade Aberta do Brasil: um Estudo Preliminar Sobre a Identificação dos Fatores Críticos da Gestão Integrada. EmRede, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 213-226, 2016. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/126>. Acesso em: 15 ago. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI(2013-2017). Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/transparencia/institucional/ plano-de-desenvolvimento/2013-2017>. Acesso em: 15 abr. 2015.
UFAL. Cartilha PROEXT (2006). Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/extensao/ documentos/cartilha-proex>. Acesso em: 20 mar. 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).