METODOLOGIAS ÁGEIS PARA O GERENCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE EaD EM UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.325Keywords:
Desenvolvimento de e-learning, Métodos ágeis, Educação corporativaAbstract
Este trabalho buscou relacionar as necessidades do gerenciamento do desenvolvimento de soluções educacionais a distância com as características das metodologias ágeis de gerenciamento de projetos a fim de possibilitar o seu uso para maximizar o sucesso dos treinamentos desenvolvidos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, em uma universidade corporativa, utilizando a documentação dos procedimentos da instituição, pesquisas internas e trabalhos científicos. Foram analisadas algumas abordagens ágeis de gerenciamento de projetos e a sua aplicabilidade no desenvolvimento de treinamentos a distância e, a partir das informações coletadas na instituição, foi possível definir o problema do gerenciamento do desenvolvimento de soluções educacionais e indicar possível solução.
Downloads
Metrics
References
BARBOSA, A.; AZEVEDO, B.; PEREIRA, B.; CAMPOS, P.; SANTOS, P. Metodologia Ágil: Feature Driven Development. Faculdade de Engenharia da universidade do Porto, 2008.
BASSIS, N. Gerência de Projetos aplicada à Gestão do Conhecimento. São Paulo-SP. Editora Brasport livros e multimídia. 1 ed.
BUCHELE, G.; SCHMITZ, L.; DANDOLINI, G. Um Plano para Gerenciamento de Projetos no Contexto da Educação a Distância no Ambiente Público. Revista de Gestão e Projetos. v. 6, n. 2. maio/ago. 2015.
COAD, P.; LEFEBVRE, E.; LUCCA , J. Java Modeling In Color With UML: Enterprise Components and Process. Editora Prentice Hall. 1 ed.
GALEOTE, R.. Universo projeto. 20014. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2017.
LEMOS, M. R. Complexidade, acoplamento e criticalidade (c²a) como indicadores de risco em projetos de sistemas. 278f. Tese de Doutorado - Escola Politécnica da universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. São Paulo. 2012.
MELLO, F. Avaliação em EAD: um estudo de Caso Corporativo. Revista FGV online. ano 1, n. 2. p. 52-66, out. 2011.
MORGAN, Brian M.Is Distance Learning Worth It? Helping To Determine the Costs of Online Courses. Washington. 2000.
MURASHIMA, M. universidades Corporativas: as trilhas em meio a novos caminhos. Revista FGV online, v.1, n.2, p. 4-23, 2011.
MURALI, R. Brilligence. 2013. Disponível em: <http://www.brilligence.com/ the-agile-sweet-spot/>. Acesso em: 23 jun. 2017.
PACHECO, D.. Imasters. 2009. Disponível em: <https://imasters.com.br/artigo/ 13370/agile/fdd-um-metodo-agil-e-eficiente/?trace=1519021197&source=single>. Acesso em: 23 jun. 2017.
PANTAZIS, Cynthia. Maximizing e-learning to train the 21st century workforce. Public Personnel Management, v.31. Washington. 2002.
SANTOS, O. A. R. SCRUM e o Gerenciamento Ágil de Projetos: Uma abordagem adaptativa. Revista Mundo Project Management, R. Janeiro, n.22, p. 38 -42, 2009.
SANTOS, A. A.; MARINO, A.; TANURA, M.; MORÉ, R.; FOGANHOLE, F. Universidade Corporativa do Banco do Brasil: o projeto piloto da universidade Aberta do Brasil. Revista FGV online, v. 1. n. 2. p. 27-39, 2011.
SCHIMIGUEL, J. DevMedia: códigos e jobs para programadores. 2014. Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/agile-development-xp-e-scrum-em-uma-abordagem-comparativa/30808>. Acesso em: 23 jun. 2017.
SILVA, T. A. V. Análise de aplicabilidade do gerenciamento de projetos no processo de desenvolvimento de soluções educacionais. 2014. 48 f. Monografia para Pós Graduação – universidade Federal do Rio Janeiro – Escola Politécnica Curso de especialização em Gestão de Portfolio, Programas e Projetos NPPG, Rio de Janeiro, 2014.
SILVA, A. B. V. Explorando o papel da complexidade no gerenciamento de projetos: um novo espaço de oportunidades. 2015. 241f. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção – Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. 2015.
SOARES, M. S. Comparação entre Metodologias Ágeis e Tradicionais para o Desenvolvimento de Software. Teófilo Otoni: 2004.
SOUSA, D. F.; RIBEIRO, J.; SOUSA, N. Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Softwares Crystal. Marabá. 2011.
STANDISH GROUP. Chaos Manifesto 2012: The Year of the Executive. Boston, United States, 2012.
TRENTIN, M. H. Blog mundoPM. 2014. Disponível em: <http://blog.mundopm.com.br/ 2013/11/07/complexidade-em-gerenciamento-de-projetos>. Acesso em: 23 jun. 2017.
VIEIRA, A. de F. A universidade corporativa Sebrae e suas Trilhas de Aprendizagem. Revista FGV online. ano 1, n. 2, p. 40-51, out. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).