A UBIQUIDADE DAS TDIC NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO E AS DEMANDAS DE NOVOS LETRAMENTOS E COMPETÊNCIAS NA EAD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.31Keywords:
Letramento digital, Competências, EAD, Tecnologia.Abstract
Este estudo apresenta uma análise crítica que teve como gênese os seguintes questionamentos: quais os letramentos e competências necessárias na prática docente em um contexto mediado pelas TDIC e que estratégias podem ser desenvolvidas na EAD visando o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem? A partir de uma revisão da literatura na área, buscou-se verificar as possibilidades de interação, discussão e utilização proporcionadas pelas interfaces oriundas do advento da web 2.0. Constatou-se que, no cenário da EAD, desenvolver o letramento tecnológico, informacional e cognitivo, entre outros, é, antes de tudo, promover uma formação para a cidadania e revela-se essencial para o crescimento pessoal e profissional.Downloads
Metrics
References
AMBRÓSIO, M; PAULA, A. C. Os fóruns de Filosofia numa nova didática virtual: o processo de conhecimento. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2012, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior
a Distância – ESUD. Recife, 2012.
BOLOGNANI, A. C. A., MALHEIROS, A. P. S., FERRAZ, D. P. A. Objetos educacionais virtuais e suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem de geometria analítica. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2012, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de
Ensino Superior a Distância – ESUD. Recife, 2012.
BUZATO, M. Novos letramentos e apropriações metodológicas: conciliando, heterogeneidade, cidadania e inovação em rede. In: RIBEIRO, A. E. et al. (Org.) Linguagem tecnologia e educação. São Paulo: Petrópolis, 2010.
______. Letramentos digitais e formação de professores. Disponível em:
<http://www.unilago.com.br/arquivosdst/24983MarceloBuzato%20-
%20letramento%20digital%20e%20formacao%20de%20profs%20@.pdf> Acesso em: 12 jan. 2014.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTRO, L.H.; CONDE, I.B.; PANTOJA, L. D.; VIDAL, E. M; PAIXÃO, G. C. Blogs e wikis no ensino a distância: ferramentas pedagógicas no incentivo às práticas de leitura e produção textual. Belém, 2013. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT3/113382.pdf>
COLL, C.; ILLERA, J.L. Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital. In: Psicologia da educação virtual. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COUTINHO, C; LISBÔA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. XVIII, n.1, 2011, p. 5-22.
DECLARAÇÃO DE MACEIÓ SOBRE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. Maceió, 2011. Disponível em: <http://www.febab.org.br/declaracao_maceio.pdf> Acesso em: 12 mar. 2014
DECLARAÇÃO DE HAVANA. 15 ações de competência em informação. Havana, 2012. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/Declaration/Compet.Declara-de-Havana.2012.Portu-Brasil.pdf> Acesso em: 12 jan. 2014.
DECLARAÇÃO DE BRAGA SOBRE ALFABETIZACIÓN MIDIÁTICA. Braga, 2011. Disponível em: < http://www.cca.eca.usp.br/node/756?page=5>. Acesso em: 12 jan. 2014.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LE BOTERF, G. Repenser la compétence. Pour dépasser les idées reçues: 15 propositions. Paris: Eyrolles, 2009.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
LESSA, R. K.; PINTO, A. C. CORDEIRO, E. D. Uso de mapas cognitivos no Ensino Superior. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA - ESUD, Belém, 2013. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, Belém, 2013.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA, M. V.; MARQUES, C. K; LIMA, R. CHAVES, J. O.; SILVA, T.; FERREIRA, K. MCD-TV: aprendizagem significativa com objeto de aprendizagem OBA-MC na TV digital. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA - ESUD, Belém, 2013. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, Belém, 2013.
MARINHO, S. P.; TÁRCIA, L.; ENOQUE, C. F. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da Web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergência de mídia. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, jun. 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3223/2145>. Acesso em: 12 mar. 2014.
NEVES, J. A.; FURLANI, J. M.; MARQUES, A. L.; CASTRO, V. F. Abordagem CTS e Uso de Temas Controversos na Disciplina Prática de Ensino de Física em EaD. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA – ESUD, Recife, 2012. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, Recife, 2012.
OLIVER, A.; OSA, J.; WALKER, T. International Journal of Instructional Media, v.39, Issue 4, pp. 283-295, 2012.
POZO, Juan I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: Revista Pátio. Ano VIII – Nº 31, agosto a outubro de 2004. Disponível em: <http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386>. Acesso em: 08 mar. 2014
OTERO, W. R. Ambiente Pessoal de aprendizagem para professores em formação contínua. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA – ESUD, Recife, 2012. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, Recife, 2012.
PRETTO, N. O professor como ativista ... e hacker, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2014.
RIBEIRO, J. O. Educação e novas tecnologias: Um olhar para além da técnica In: COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2011.
ROCHA, I. R. O novo cenário da educação e das redes sociais: desafios da docência na era da comunicação interativa. In: ALMEIDA, L. I. (Org.). Questões atuais em educação: sustentabilidade e redes sociais. Curitiba: Appris, 2013.
RODRIGUES, C.G. Avaliação do curso Webquest de formação continuada da Fundação CECIERJ: o olhar de especialistas, mediadores e cursistas. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA - ESUD. Recife, 2012. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, Recife, 2012.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: <http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/Xcongreso/pd fs/t12/t12c427.pdf >. Acesso em: 12 mar. 2014.
SOUSA, J. M; MALHEIROS, A. P.; FIGUEIREDO FILHO, N. Objetos de aprendizagem e o ensino de Física: as potencialidades do uso de simulações para o estudo de conceitos de eletromagnetismo. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA – ESUD. Belém, 2013. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. Belém, 2013.
TEDESCO, J. C. Educar na sociedade do conhecimento. São Paulo: Junqueira&Marin, 2006.
UNESCO, American Library Association Presidential Committee on Information Literacy, 2010. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency>. Acesso em: 14 mar. 2014.
______. Towards Information Literacy Indicators. Information for All Programme (IFAP), Paris, 2008. Disponível em: <http://www.uis.unesco.org/Library/Documents/wp08_InfoLit_en.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: Educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).