RECONFIGURANDO ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.305Keywords:
Ecossistemas, modelos pedagógicos, tecnologias audiovisuaisAbstract
Em tempos de profundas mudanças, de um mundo estruturado de uma forma complexa onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, económica, política e até ética, e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na pedagogia, nas pedagogias emergentes, e no impacto que estas podem ter no desenvolvimento de competências para o século 21. Assim, se neste contexto aceitarmos que as tecnologias audiovisuais são ferramentas inovadoras para a criação de ecossistemas digitais de aprendizagem dinâmicos, e que as ferramentas da web social configuram novos ambientes educativos, então é crucial reconhecer a necessidade do processo ser sustentado por modelos que permitam produzir as competências hoje necessárias ao sucesso das organizações. É esta relação entre modelos pedagógicos, ambientes de aprendizagem e tecnologias que pretendemos abordar neste texto.
Downloads
Metrics
References
COMISSÃO EUROPEIA. Abrir a Educação: Ensino e aprendizagem para todos de maneira inovadora graças às novas tecnologias e aos Recursos Educativos Abertos. Bruxelas: Serviço de Publicações da Comissão Europeia, 2013.
DIGITALECOSYSTEM. The Information Resource about the European approach on Digital Business Ecosystems, 2007. Disponível em: <http://www.digital-ecosystems.org/>. Acesso em 10 out. 2017.
FIGUEIREDO, A. D. Por uma escola com futuro... para além do digital. Nova Ágora, n. 5, 2016, p. 19-21.
JENKINS, H. A Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2009.
PEREIRA, A.; QUINTAS MENDES, A.; MORGADO, L.; AMANTE, L.; BIDARRA, J. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.
WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Unlocking the Potential of Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2015.
WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2016.
WILKINSON, D. L. The Intersection of Learning Architecture and Instructional Design in e-Learning. In: Proceedings of the 2002 eTEE e-Technologies in Engineering Education, Suíça, p. 213-220, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).