MUDANÇA CURRICULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.301Keywords:
Docência EAD, Prática Pedagógica, Mudança Curricular,Abstract
Este artigo analisa a compreensão de professores de uma instituição comunitária de educação superior acerca das suas práticas pedagógicas em currículos de cursos de graduação oferecidos na modalidade a distância. Foram reunidos depoimentos sobre mudança curricular realizada em 23 cursos, considerando as implicações das alterações realizadas no projeto pedagógico institucional para as suas atividades docentes. Os depoimentos foram coletados em fórum de discussão no ambiente virtual de ensino e aprendizagem, promovido pelo Programa de Formação Continuada da instituição no ano de 2014. Participaram 91 professores, havendo mediação de analistas educacionais vinculados à Pró-Reitoria de Ensino.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Federal nº. 5.622, de 20.12.2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 04 jun. 2017a.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Federal nº. 9.057, de 25.05.2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em: 04 jun. 2017b.
BRASIL. Lei n 12.881, de 13.11.2013. Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/ Lei/L12881.htm>. Acesso em: 04 jun. 2017c.
CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
LEITE, D., BRAGA, A.M., GENRO, M.E., FERLA, A.A.. Avaliação institucional e os desafios da formação do docente na universidade pós-moderna. Heuresis: Rev Electr Investig Curric Educativa. v.1, n.2, 1998. Disponível em: <http://www2.uca.es/HEURESIS/heuresis98/V.1n2-1.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2014.
LIMA, W.S.R.; RODRIGUES, P.M.L.; VIANA, M.A.P. A educação a distância e o processo de ensino-aprendizagem: desafios e possibilidades, Emrede, v.3, n.1, 2016. p. 50-64. Disponível em: <http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/ view/86>. Acesso em: 12 dez. 2018.
LUCARELLI, E. Teoría y práctica en la universidad: la innovación en las aulas. Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila, 2009.
MÜLBERT, A.L; QUERIQUELLI, L.H.M.; SILVA, J.G. O modelo de educação a distância e seu reflexo no papel atribuído ao polo em experiências de iniciação científica. EmRede, v.4, n.2, 2017. p. 356-367. Disponível em: <http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/206>. Acesso em: 12 dez.2018.
POPKEWITZ, T. S. Reforma educacional: uma política sociológica - poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
__________. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, 1992. p. 63-91
SILVA. M. G. S. Pedagogia universitária e mudança: a reforma dos cursos de graduação pós-LDB de 1996 e suas implicações para a docência em uma instituição comunitária de Santa Catarina - Brasil. 2015. 198 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/128927/000974191.pdf? sequence=1>. Acesso em: 15 jan. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).