PLATAFORMAS MOOC E REDES DE COOPERAÇÃO NA EAD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.297Keywords:
Plataformas MOOC, Provedores MOOC, Redes educacionaisAbstract
O artigo analisa como é possível articular políticas e programas de EaD da educação profissional, com as soluções tecnológicas emergentes de gestão do conhecimento. Dois fundamentos devem nortear a convergência digital das tecnologias e dos recursos educacionais. O primeiro, voltado à produção e distribuição de materiais como Recursos Educacionais Abertos (REA). O segundo para o uso de suportes educacionais flexíveis, baseados em software livre. O estudo propõe um modelo teórico que integra tecnologias educacionais com políticas públicas de educação, através de plataformas MOOC e repositórios educacionais. Modelos integrados podem amparar uma política nacional que alinhe gestão e práticas pedagógicas com recursos educacionais abertos.Downloads
Metrics
References
AMIEL, T.; SOARES, T. C. Identifying Tensions in the Use of Open Licenses in OER Repositories. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 3, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. Brasília: 2016a. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal>. Acesso em: 27 maio 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Pronatec. Brasília: 2016b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pronatec>. Acesso em: 27 mai. 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Rede e-Tec Brasil: Apresentação. Brasília: 2016c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/rede-e-tec-brasil>. Acesso em: 27 maio 2016.
CATAPAN, A., KASSICK, C. N.; OTERO, W. R. I. Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil: uma construção coletiva. Florianópolis: NEP/UFSC, 2011. Disponível em: <http://www.etec.ufsc.br/file.php/1/cr/index.htm>. Acesso em: 11 nov. 2016.
CATAPAN, Araci. H.; KASSIK. Clovis N. (Orgs.) O processo de gestão institucional na Rede e-Tec Brasil. Coleção Gestão e Docência na EaD, v. 1. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. Disponível em: <http://www.etec.ufsc.br/file.php/1/etec/ index.html>. Acesso em: 11 nov. 2016.
CHROMAKEY. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Chroma_key&oldid=47231147>. Acesso em: 11 nov. 2016.
DE WAARD, I.; KOUTROPOULOS, A.; HOGUE, R. J.; ABAJIAN, S. C.; KESKIN, N. Ö.; RODRIGUEZ, C. O.; GALLAGHER, M. S. Merging MOOC and mLearning for increased learner interactions. International Journal of Mobile and Blended Learning (IJMBL), v.4, n.4, p. 34-46, 2012.
DOWNES, S. Learning networks and connective knowledge. Collective intelligence and elearning, v. 20, p. 1-26, 2006.
EPALE - European Commission. MOOCS, COOCS, VOOCS and SMOOCS. Birminghan: EPALE, 2015.
GONÇALVES, M. F.; TORRES, E.; CHUMBO, I. A.; GONÇALVES, V. M. Massive open online courses (MOOC) na formação contínua de professores: um estudo de caso. Revista Onis Ciência, v. 3, n. 10, p. 5-21, 2015.
HOOSEN, S. Survey on Governments’ Open Educational Resources (OER) Policies. Columbia: Commonwealth of Learning/UNESCO, 2012.
JOHNSON, L.; BECKER, S.; ESTRADA, V.; FREEMAN, A. Horizon Report: 2014 Higher Education. p.1-52, 2014.
MARTINS, C. R. Q.; MENDES, L. F. S.; DUARTE, G.D. Interfaces de repositórios educacionais: dificuldades e possibilidades. Congresso Nacional de Educação: Educere, 12., 2015. Curitiba. Anais. Curitiba: Champagnat, 2015. p.20626-20635.
MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MESSINA, L. MOOC in Open Education/HigherEducation: innovazione dirompente o eterotopia? Conferenza EM&EM ITALIA: Teach Different! Genova, 2015.
PAPPANO, Laura. The Year of the MOOC. The New York Times, v. 2, n. 12, 2012.
PECO, P.; LUJÁN-MORA, S. Architecture of a MOOC based on Course Builder. IEEE Information Technology Based Higher Education and Training. IEEE, 2013. p.1-8.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos. 2002.
RHOADS, Robert A.; BERDAN, Jennifer; TOVEN‐LINDSEY, Brit. The open courseware movement in higher education: Unmasking power and raising questions about the movement's democratic potential. Educational Theory, v. 63, n. 1, p. 87-110, 2013.
SIEMENS, G. Connectivism: A learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning (ITDL), v.2, n.1, 2014.
SILVEIRA, A. S. S., ORTIZ, J. O. S.; RIBEIRO, L. O. O novo paradigma docente no contexto educacional dos MOOCs. Congresso Nacional de Educação: Educere, 12, 2015. Curitiba. Anais. Curitiba: Champagnat, 2015. p. 42195-42211.
SCHNEIDER, C. K.; CAETANO, L.; RIBEIRO, L. O. M. Análise de vídeos educacionais no youtube: caracteres e legibilidade. RENOTE, v.10, n.1, 2012.
SIVAMUNI, K.; BHATTACHARYA, S. Assembling pieces of the MOOCs jigsaw puzzle. In: Innovation and Technology in Education (MITE), 2013 IEEE International Conference in MOOC. IEEE, 2013. p. 393-398.
STUCHLIKOVA, L.; KOSA, A. Massive open online courses-Challenges and solutions in engineering education. In: Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA), 2013 IEEE 11th International Conference on. IEEE, 2013. p. 359-364.
UNESCO/COL. Guidelines for open educational resources (OER) in higher education. Vancouver: Commonwealth of Learning, 2011.
TIFFIN, J.; RAJASINGHAM, L. A universidade virtual e global. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).