MÉTODO PARA CONCEPÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONCEITUAIS E ATITUDINAIS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.296Keywords:
Objeto de Aprendizagem. Construtivismo. Conteúdo atitudinal e conceitual. Educação a DistânciaAbstract
O uso de Objetos de Aprendizagem para a Educação a Distância tem aumentado nos últimos anos, trazendo a necessidade de aliar as questões técnicas a pressupostos pedagógicos. Considerando o processo de aprendizagem na perspectiva construtivista, desenvolvemos um método para concepção de Objetos de Aprendizagem que visam trabalhar com conteúdos conceituais e atitudinais. Este artigo discute as implicações dessa perspectiva para a aprendizagem por Educação a Distância e apresenta este método, denominado MPI. Tomamos, como base e exemplo, a concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação do Objeto de Aprendizagem Incluir. Concluímos que o método MPI pode auxiliar na concepção de Objetos de Aprendizagem conceituais e atitudinais, podendo ser aplicado em contextos e campos variados do saber.
Downloads
Metrics
References
AGUIAR, E.V.B.; FLORES, M.L.P. Objetos de Aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, L. M. R. et al. Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Envangraf, 2014, p. 13-28.
BEHAR, P.A.; TORREZZAN, C.A.W. Metas do design pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. Brazilian Journal of Computers in Education, [S.l.], v. 17, n. 03, p. 11, Jan. 2010. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/ rbie/article/view/1023/1015>. Acesso em: 12 out. 2017.
BEHAR, P.A.; TORREZZAN, C.A.W.; RÜCKERT, A.B. PEDESIGN: A construção de um objeto de aprendizagem baseado no design pedagógico. RENOTE, v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14404/8309>. Acesso em: 28 nov. 2017.
BISOL, C. A.; VALENTINI, C. B.; BRAUN, K. C. R. Teacher education for inclusion: Can a virtual learning object help? Computers & Education, v. 85, p. 203-210, 2015.
BISOL, C.A.; VALENTINI, C.B. Objeto virtual de aprendizagem Incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 2, p. 223-234, jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/ pdf/rbee /v20n2/ 06.pdf>. Acesso em: 26 out. 2017.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M.S. Objetos de aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Curitiba, p. 235-260, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662>. Acesso em: 15 set. 2017.
DE CASTRO PESSOA, Marcello; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori. Proposta de um Processo para Produção de Objetos de Aprendizagem. HÍFEN, Uruguaiana, v. 32, n. 62, p. 172-180, 2008. Disponível em:< http://revistaseletronicas.pucrs.br/ ojs/index.php/ hifen/article/view/4596/3483. Acesso em: 29 set. 2017.
MCGREAL, R. Learning objects: A practical definition. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning (IJITDL), v. 9, n. 1, p. 21-32, 2004. Disponível em: <https://auspace.athabascau.ca/handle/2149/227>. Acesso em 10 jul. 2017.
MONTANGERO, J.; MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
PARRISH, P.E. The trouble with learning objects. Educational technology research and development, v. 52, n. 1, p. 49-67, 2004.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M.D. Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem: Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. RENOTE, v. 8, n. 3, dez. 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/18066>. Acesso em: 27 jul. 2017.
SKLIAR, C.B. ¿Incluir las diferencias? Sobre un problema mal planteado y una realidad insoportable. Orientación y sociedad, v. 8, p. 1–17, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/pdf/orisoc/v8/v8a02.pdf>. Acesso em: 3 nov. 2017.
VALENTINI, C. B. Tecendo e aprendendo: redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem. 2003. 223 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
WILEY, David A. Instructional use of learning objects. Agency for instructional technology, 2001.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).