AUTORIA E COAUTORIA COMO ATOS ÉTICOS E ESTÉTICOS EMERGENTES NO MOVIMENTO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.295Keywords:
Recursos Educacionais Abertos. Autoria. Coautoria. Formação continuada.Abstract
Autoria e coautoria são atos éticos e estéticos condizentes tanto com a criação quanto com suas implicações no contexto situacional. Os Recursos Educacionais Abertos são caminhos emergentes para a mobilização do conhecimento em Educação, uma vez que se sustentam em autoria e coautoria. O foco deste artigo é a análise crítico-interpretativa do curso de formação continuada a distância “REA: Educação para o futuro”, ofertado através de Small Open Online Course a professores do Ensino Médio. No movimento iterativo de Design-Based Research, analisou-se em que medida o curso potencializou autoria e coautoria de REA. Argumenta-se que o autorar e o coautorar não se dicotomizam se houver ação emancipatória oriunda do desejo de superar a cultura de produções com licenças fechadas.
Downloads
Metrics
References
AMIEL, T. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. Revista História Hoje, Brasília: IBICT. v. 3, nº 5, 2014, p. 189-205. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/128>. Acesso em: 03 maio 2017.
AMIEL, Tel; SOARES, Tiago Chagas. Identifying Tensions in the Use of Open Licenses in OER Repositories. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/ article/view/2426. Acesso em 15 jan. 2017.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ARAYA, E. R. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da World Wide Web [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 144. Disponível em: <https://goo.gl/Rq3EFZ>. Acesso em: 03 de maio 2017.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Lei 9.609 de 19.02.1998. Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/sl2ZNg>. Acesso em: 03 maio 2017.
______ Lei 9.610 de 19.02.1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/DLykU5>. Acesso em: 03 de mai. 2017.
______ Plano Nacional de Educação - Lei 13.005, 25/06/14. Disponível em: <https://goo.gl/Ilj7cq>. Acesso em: 03 abr. 2017.
_______ Projeto de Lei. Projeto de lei que altera e acresce dispositivos à Lei 9.610 de 19.02.1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/pZfRAH>. Acesso em: 03 maio 2017.
CABRAL, P. A nova lei de direitos autorais: comentários. Harbra, 2003.
CHAUHAN, A. Massive Open Online Courses (MOOCS): Emerging Trends un Assessment and Accreditation. Digital Education Review. n. 25, jun. 2014, p. 7-18. Disponível em: <https://goo.gl/nNUFxw>. Acesso em: 07 mar. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons. Disponível em: <https://br.creativecommons.org/>. Acesso em: 15 jan. 2018.
HILTON, J. L. III. et al. The Four R’s of Openness and ALMS Analysis: Frameworks for Open Educational Resources. All Faculty Publications. Paper 822. 2010. Disponível em: <http://scholarsarchive.byu.edu/facpub/822>. Acesso em: 12 abr. 2017.
JACQUES, J. S. Performance docente na (co)autoria de recursos educacionais abertos (rea) no ensino superior: atos éticos e estéticos. 2017. 225 p. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2017.
MALLMANN, E. M. et al. Formação de professores da educação básica no RS: inovação didático-metodológica mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA). Projeto de Pesquisa com auxílio financeiro Edital 02/2017 Programa Pesquisador Gaúcho -PqG – FAPERGS. Santa Maria: UFSM, 2017.
OKADA, A; SERRA, A. R. Produzindo recursos educacionais abertos com mídias sociais e mobilidade. In: 20º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Curitiba, 2014.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. Campinas: UNICAMP, 2001.
___________. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004.
PLOMP, T. Educational Design Research: An Introduction. In PLOMP, T. ; NIEVEEN, N. (eds.). Educational Design Research. Enschede: SLO. 2013.
ROMERO-ARIZA, M. Uniendo investigación, política y práctica educativas: DBR, desafíos y oportunidades. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, Colômbia. v. 7, n.14 (ed.esp.). jul./dez., 2014, p. 159-176.
ROSS, H. Instead of a MOOC, How About a SOOC? Disponível em: <https://goo.gl/VeOj0z>. Acesso em: 09 jun. 2017.
SHIMABUKURO, J. SPOCs Are MOOC Game Changers. Educational Technology and Change Journal. 26. set. 2013. Disponível em: <https://etcjournal.com/2013/09/26/ spocs-are-mooc-game-changers/>. Acesso em: 12 jan. 2017.
TAROUCO, L. M. R. et al (Orgs.). Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 504.
UNESCO. Declaração REA de Paris. 2012. Disponível em: <https://goo.gl/LAjsAZ>. Acesso em: 03 abr. 2017.
_______ Diretrizes para os Recursos Educacionais Abertos no Ensino Superior. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/MmE7ij>. Acesso em: 03 abr. 2017.
WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. ETR&D. v. 53, n. 4, 2005, p. 5-23. Disponível em: <https://goo.gl/51oyRk>. Acesso em: 08 mar. 2017.
WILEY, D. A. Open Education License Draft. Iterating Toward Openness, 08 ago. 2007. Disponível em: <https://goo.gl/g35kaJ>. Acesso em: 08 abr. 2017.
WILEY, D. A. The Access Compromise And The 5th R. Iterating Toward Openness, 05 mar. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/WmuOAv>. Acesso em: 08 abr. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).