MATERIAL DIDÁTICO PARA A EAD: AUTORIA E CRIATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.288Keywords:
Material Didático Digital, Autoria, Criatividade, Recursos Educacionais, Educação a Distância.Abstract
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a produção de Material Didático Digital (MDD) com ênfase em autoria e criatividade. O artigo apresenta desde a estrutura e o planejamento do MDD até seu desenvolvimento e textualização didática. Para isso, apresentamos o fluxograma de produção; explicamos sobre a linguagem dialógica do conteúdo, e a organização e a identidade visual do MDD; e indicamos estratégias de produção, aspectos técnicos e didáticos e recursos interativos disponíveis para professores que produzem material didático para a EaD. A pesquisa descreve uma experiência de produção apresentada no workshop “Material Didático para a EaD: autoria e criatividade”, ministrado no XIV ESUD.
Downloads
Metrics
References
BIBEAU, R. Guide de rédaction et de présentation d'un scénario pédagogique et d'une activité d'apprentissage. 2000. Disponível em: <http://www.infotheque.info/cache/ 7572/ntic.org/guider/textes/div/bibscenario.html>. Acesso em: 01 ago. 2014.
CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicação. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
FONSECA, M. S.; BORGES, A. T. A Produção de Material Didático e O desenvolvimento Profissional de Professores. In: II ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1999, Valinhos - SP. ATAS - II Encontro Nacional De Pesquisa em Educação em Ciências, 1999.
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p.335-352, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300017>. Acesso em: 28 out. 2017.
HENRI, F. L’ingenierie pédagogique. 1997. Téle-université et École de technologie supérieure. Disponível em <http://cmcfses2.wikispaces.com/file/view/ _ing%C3%A9nierie.pdf/275344326/_ing%C3%A9nierie.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014.
HISSA, D. L. A.; ARAÚJO, N. M. S. Produção textual do gênero webaula no formato e-book: descrição do processo de escrita. Revista Conexões. v. 10, n. 2. jul. 2016. p. 86-93. Disponível em: <http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/ 711>. Acesso em 28 out. 2017.
JOYE, C. R. Didáticas e Metodologias do Ensino Médio e da Educação Profissional. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.
JOYE, C. R.; YOUNG, R. S. Educação a Distância. Fortaleza: UAB/IFCE, 2013.
PAQUETTE, G. L’ingénierie pédagogique à base d’objets et le référencement par les compétences. International Journal of Technologies in Higher Education. 2004. Disponível em: <http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/05/56/37/PDF/ art4Paquette.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017.
PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
SILVA, Marco. Educação a Distância (EaD) e Educação Online (EOL) nas reuniões do GT 16 da ANPED (2000 - 2010). Revista Teias. v. 13, n. 30. set. 2012. p. 95-118. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24273/ 17252>. Acesso em: 24 out. 2017.
SOUZA, V. V. S. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.
TORREZZAN, C. A. W.; BEHAR, P. A. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: BEHAR, P. A. (Org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. São Paulo: Artmed, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).