VOZES QUE REFERENCIAM OS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA COMO UMA CONQUISTA PESSOAL E PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.286Keywords:
educação profissional, educação a distância, política pública, experiência.Abstract
Diante da contínua oferta da Educação Profissional e Tecnológica — EPT na modalidade a distância, este artigo apresenta o significado dos cursos técnicos para aquelas comunidades que recebem a educação profissional. O estudo focou e delimitou o campo de análise aos professores coordenadores dos polos que recebem os cursos técnicos do CAVG/IFSul. As narrativas singulares foram realizadas num espaço denominado “meu diário” e delas emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da singularidade para a coletividade das vozes que refletem a EPT a distância. Os resultados permitiram conhecer o que emergiu da convivência daqueles que recebem os cursos técnicos, bem como compreender os desafios da qualificação do cidadão para o mundo do trabalho.
Downloads
Metrics
References
BORGES, R. M. R. Em debate cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: ediPUCRS, 2 ed. 2007, 118 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/ centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 05 maio 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB no 11/2012. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17576&Itemid=866 Acesso em: 16 mar. 2013.
BRASIL. Presidência da Republica. Decreto 7.589 de 26 de outubro de 2011. Brasília: Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7589.htm>. Acesso em: 16 mar. 2013.
BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul. Regimento Interno Campus Pelotas Visconde da Graça. 2011. Disponível em: <http://www.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&Itemid=38>Acesso em: 02 maio 2013.
CONNELLY, Michael. F; CLANDININ, D. Jean. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame Que Te Cuente. Ensayos sobre Narrativa y Educación. Barcelona: Laertes, 1995.
GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/12.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2006, 2 ed.
MATURANA, H; VARELA. F. Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2011, 9 ed.
MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. V. Amar e Brincar – Fundamentos esquecidos do humano. Palas Athena, São Paulo, 1998.
MATURANA, H; VARELA. F. De máquinas e seres vivos: autopoiese – a organização do vivo. Traduzido por Juan Acuña Llorens. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância – uma visão integrada. Tradução de: Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NASCIMENTO, C. O. do. et al. O Desenho Organizacional da EaD: a experiência no âmbito do NETTAD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 8., 2011, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto: UniRede, 2011. p. 100-130. Disponível em: <http://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD2011.iso>. Acesso em 15 set. 2017.
PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; SOBRINHO, M. D. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Revista Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 71-88, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/ linhascriticas/article/view/1429/1065>. Acesso em: 24 jan. 2018.
QUARTIERO, E. M.; LUNARDI, G. M.; BIANCHETTI, L. Técnica e tecnologia: aspectos conceituais e implicações educacionais.In: Jaqueline Moll (org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 285-300.
VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A Mente Incorporada – ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).