VOZES QUE REFERENCIAM OS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA COMO UMA CONQUISTA PESSOAL E PROFISSIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.286

Keywords:

educação profissional, educação a distância, política pública, experiência.

Abstract

Diante da contínua oferta da Educação Profissional e Tecnológica — EPT na modalidade a distância, este artigo apresenta o significado dos cursos técnicos para aquelas comunidades que recebem a educação profissional. O estudo focou e delimitou o campo de análise aos professores coordenadores dos polos que recebem os cursos técnicos do CAVG/IFSul. As narrativas singulares foram realizadas num espaço denominado “meu diário” e delas emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da singularidade para a coletividade das vozes que refletem a EPT a distância. Os resultados permitiram conhecer o que emergiu da convivência daqueles que recebem os cursos técnicos, bem como compreender os desafios da qualificação do cidadão para o mundo do trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cinara Ourique do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Professora Adjunta do IFSul.

Doutora em Educação em Ciências pela FURG

Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Educação a Distância - CNPq

Sheyla Costa Rodrigues, FURG - RS

Pedagoga, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Assistente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotada no Instituto de Educação.

References

BORGES, R. M. R. Em debate cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: ediPUCRS, 2 ed. 2007, 118 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/ centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 05 maio 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB no 11/2012. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17576&Itemid=866 Acesso em: 16 mar. 2013.

BRASIL. Presidência da Republica. Decreto 7.589 de 26 de outubro de 2011. Brasília: Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7589.htm>. Acesso em: 16 mar. 2013.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul. Regimento Interno Campus Pelotas Visconde da Graça. 2011. Disponível em: <http://www.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&Itemid=38>Acesso em: 02 maio 2013.

CONNELLY, Michael. F; CLANDININ, D. Jean. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame Que Te Cuente. Ensayos sobre Narrativa y Educación. Barcelona: Laertes, 1995.

GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/12.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2006, 2 ed.

MATURANA, H; VARELA. F. Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2011, 9 ed.

MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. V. Amar e Brincar – Fundamentos esquecidos do humano. Palas Athena, São Paulo, 1998.

MATURANA, H; VARELA. F. De máquinas e seres vivos: autopoiese – a organização do vivo. Traduzido por Juan Acuña Llorens. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância – uma visão integrada. Tradução de: Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NASCIMENTO, C. O. do. et al. O Desenho Organizacional da EaD: a experiência no âmbito do NETTAD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 8., 2011, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto: UniRede, 2011. p. 100-130. Disponível em: <http://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD2011.iso>. Acesso em 15 set. 2017.

PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; SOBRINHO, M. D. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Revista Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 71-88, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/ linhascriticas/article/view/1429/1065>. Acesso em: 24 jan. 2018.

QUARTIERO, E. M.; LUNARDI, G. M.; BIANCHETTI, L. Técnica e tecnologia: aspectos conceituais e implicações educacionais.In: Jaqueline Moll (org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 285-300.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A Mente Incorporada – ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Published

2018-03-16

How to Cite

do Nascimento, C. O., & Costa Rodrigues, S. (2018). VOZES QUE REFERENCIAM OS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA COMO UMA CONQUISTA PESSOAL E PROFISSIONAL. EmRede - Distance Education Journal, 5(1), 101–112. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.286