DOCÊNCIA COMPARTILHADA EM EAD: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.26Keywords:
licenciatura em física a distância, Foucault, químicaAbstract
As relações de poder que permeiam a prática docente. As relações de poder propostas por Foucault podem ser pensadas para o entendimento de diversas relações envolvidas na EaD. Neste sentido, o artigo apresenta a experiência vivenciada por uma equipe de dois professores e dois tutores das disciplinas: Química Básica e Tópicos de Química, ofertadas ao curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. A equipe de Química buscou minimizar os conflitos adaptativos fornecendo elementos essenciais para o processo de aprendizagem, sistematização e gerenciamento dos conteúdos específicos pensando nas relações de poder propostas por Foucault e privilegiando o interacionismo nas aprendizagens múltiplas. Faz-se necessário um trabalho conjunto entre professores e tutores para que seja possível mediar as atividades propostas no ambiente virtual com vistas à minimização do estranhamento dos alunos e maximização das possibilidades de aprendizado.Downloads
Metrics
References
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
CASTRO, M. F. A.; ALVES, L. A. The implementation and use of computers in education in Brazil: Niterói city/Rio de Janeiro. Computers & Education, v. 49, n. 4, p. 1378-1386, 2007.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHEN, H. M.; YU, C.; CHANG, C. S. E-Homebook System: A web-based interactive education interface. Computers & Education, v. 49, n. 2, p. 160-175, 2007.
CURTO, L. M. Escrever e ler: Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FERNÁNDEZ, S. La Educación Adaptativa como Respuesta a la Diversidad. Signos. Teoría y práctica de la educación, v. 8/9 Enero/Junio, p. 128-139, 1993. Disponível em: <http://goo.gl/M7A1l>. Acesso em: 11 out. 2012.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, M. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1989.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
SIMPSON, O. O Futuro da Educação a Distância: Que fatores afetarão como a educação a distância se desenvolverá no futuro? Revista Brasileira de Ensino de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 12, p.149-162, 2013.
PRAGNELL, M. V.; ROSELLI, T.; ROSSANO, V. Can a hypermedia cooperative e-learning environment stimu¬late constructive collaboration? Educational Technology & Society, v. 9, n. 2, p. 119-132, 2006.
ROMANI, L. A. S.; ROCHA, H. V. A complexa tarefa de educar a distância: uma reflexão sobre o processo educacional baseado na web. Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 8, p. 71-81, 2001.
SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: Contribuições da teoria da Atividade. Araraquara: JM, 2004.
SILVA, M. Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
WALLACE, R. M. The Internet as a site for changing practice: The case of Ms. Owens. Research in Science Education, v. 32, n. 4, p. 465-487, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).