DOCÊNCIA COMPARTILHADA EM EAD: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.26

Keywords:

licenciatura em física a distância, Foucault, química

Abstract

As relações de poder que permeiam a prática docente. As relações de poder propostas por Foucault podem ser pensadas para o entendimento de diversas relações envolvidas na EaD. Neste sentido, o artigo apresenta a experiência vivenciada por uma equipe de dois professores e dois tutores das disciplinas: Química Básica e Tópicos de Química, ofertadas ao curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. A equipe de Química buscou minimizar os conflitos adaptativos fornecendo elementos essenciais para o processo de aprendizagem, sistematização e gerenciamento dos conteúdos específicos pensando nas relações de poder propostas por Foucault e privilegiando o interacionismo nas aprendizagens múltiplas. Faz-se necessário um trabalho conjunto entre professores e tutores para que seja possível mediar as atividades propostas no ambiente virtual com vistas à minimização do estranhamento dos alunos e maximização das possibilidades de aprendizado.

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Author Biographies

Aldo Sena de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Química pela UFSC (2014) com doutorado sandwich pela University of Copenhagen (Denmark), mestre em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e possui graduação em Química pela Universidade Federal de Lavras (2007) . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica. Desenvolve pesquisa com busca de novas moléculas ativas em espécies vegetais usadas na medicina popular e aplicação de bioensaios de bancada (atividade antioxidante, atividade alelopática, toxicidade frente a Artemia salina e inibição da acetilcolinesterase) a extratos, moléculas de origem vegetal e compostos sintéticos. Além disto, atualmente tem desenvolvido pesquisas na área de educação, em especial educação a distância e Ensino de Química. Atualmente é Professor Adjunto A, nível I, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Blumenau e participa do grupo de pesquisa Núcleo de Química Orgânica e Catálise (NUQUIOCAT - http://nuquiocat.quimica.blumenau.ufsc.br/) e do grupo Química de Produtos Naturais.

Natália Bruzamarello Caon Branco, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou atividades de Iniciação Científica (PIBIC/UFSC), de Monitoria (Física I e Química Analítica) e de Tutoria (Química Básica e Tópicos de Química para o curso de Licenciatura em Física/EaD/UFSC). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Funcionária do Departamento de Química da UFSC. Cargo: Química. Local: Laboratório de Química Básica.

Marcos Aires de Brito, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Química (Físico-química) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Química (Inorgânica/Bioinorgânica) - UFSC (1994). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador na área de Ensino de Química (presencial e à distância).

Tereza Cristina Rozone de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina . Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica. Atualmente trabalha nos seguintes temas:biopolímeros, microencapsulação, corantes naturais e ensino de química.

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Published

2015-10-09

How to Cite

Oliveira, A. S. de, Branco, N. B. C., Brito, M. A. de, & Souza, T. C. R. de. (2015). DOCÊNCIA COMPARTILHADA EM EAD: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. EmRede - Distance Education Journal, 2(1), 89–99. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.26