EGRESSOS DE CURSOS A DISTÂNCIA EM UMA VISÃO BIOECOLÓGICA DO POLO COMO LÓCUSO DO E PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.258Keywords:
Egressos. Polos de educação a distância. Desenvolvimento Humano. Universidade Aberta do Brasil.Abstract
Este estudo, descritivo e interpretativo, visa refletir sobre o papel do polo na formação dos universitários da educação a distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil. A formação e as interações mediadas pelo polo são analisadas a partir do modelo bioecológico do desenvolvimento humano. Como unidade física mais próxima, os polos exercem a função de integração social e acadêmica, produzindo impacto no desenvolvimento humano.
Downloads
Metrics
References
ANGULSKI, T. N. Coordenador de polo: uma discussão acerca dos conhecimentos necessários à uma boa gestão. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 07 a 09 de dez. 2011, p. s/n. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/26060/3.35.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.
BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. A. The bioecological model of human development. In: Lerner, R. M. (Org.). Handbook of child psychology: Theoretical models of human development, v. 1, 6. ed. New York: Wiley, 2006, p. 793-828.
BRONFENBRENNER, U. Ecological models of human development. In: HUSTEN, T.; POSTELETHWAITHE, T. N. (Orgs.). International encyclopedia of education. 2. ed., v. 3. New York: Elsevier, 1994, p. 1643-1647.
BRONFENBRENNER, U. The bioecological model from a life course perspective: Reflections of a participant observer. In: MOEN, P. G.; ELDER, H.; LÜSCHER, K. (Eds.). Examining lives in context. Washington, DC: American Psychological Association, 1995a, p. 599-618.
BRONFENBRENNER, U. Developmental ecology through space and time: a future perspective. In: MOEN, P. G.; ELDER, H.; LÜSCHER, K. (Eds.). Examining lives in context. Washington, DC: American Psychological Association, 1995b, p. 619-647.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979/1996.
BRONFENBRENNER, U. Environments in developmental perspective: theoretical and operational models. In: FRIEDMAN, S. L.; WACHS, T. D. (Eds.). Measuring Environment Across the Life Span: Emerging methods and concepts. Washington, DC: American Psychological Association, 1999, p. 3-28.
BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: ArtMed, 2011.
BRONFENBRENNER, U. (Ed.). Making human beings human: bioecological perspectives on human development. London: Sage, 2005.
BRONFENBRENNER, U.; CECI, S. Nature-nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review, v. 101, 1994, p. 568-586.
BRONFENBRENNER, U.; EVANS, G.W. Developmental science in 21st century: Emerging questions, theoretical models, research designs and empirical findings. Social Development, 9, 2000, p. 115-125.
BRONFENBRENNER, U.; MORRIS, P. A. The ecology of developmental process. In: LERNER, R. M. (Org.). Handbook of child psychology: Theoretical models of human development, v. 1. New York: Wiley, 1998, p. 993-1028.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CHAGAS-FERREIRA, J. F. Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano: articulação de saberes para a promoção do sucesso escolar. In: DAZZANI, M. V.; SOUZA, V. L. T. (Org.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. 1 ed. Curitiba: Átomo e Alínea, v. 1, 2016, p. 175-188.
COSTA, C. J. DA; DURAN, M. R. C. A Política Nacional de Formação de Professores entre 2005 e 2010: a nova Capes e o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.9, n. 16, p. 263–313, 2011.
DESSEN, M. A.; BISINOTO, C. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: As bases para o diálogo multidisciplinar. IN: DESSEN, M. A.; MACIEL, D. A. (ORGS.). A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação. Curitiba: Juruá, 2014, p. 27-107.
DIANA, J. B. O polo de apoio presencial e o desenvolvimento socioeconômico: uma leitura do entorno. 2015. Dissertação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.
GAUVREAU, S., CLEVELAND-INNES, M., HAWRANIK. P. Online Professional Skills Workshops: Perspectives from Distance Education Graduate Students. International Review of Research in Open and Distributed Learning. v.17, n. 5, set. 2016.
GONZÁLEZ REY, F. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, M. C. (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2006.
OLIVEIRA, M. K. de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, ago. 2004. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27931>. Acesso em: 01 jun 2017.
ROGOFF, B. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ROSSETTI-FERREIRA, M.C.; AMORIM, K.S.; SILVA, A.P.S. Uma perspectiva teórico-metodológica para análise do desenvolvimento humano e do processo de investigação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 13, n. 2, p. 281-293, 2000.
SANTOS, E. Articulação de saberes na EaD online. Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org.) Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
SCHULTER, C.; PIERI, M. M. N. EaD: a função do tutor presencial em suas diversas dimensões. Anais... Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores – SIMFOP Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão, de 7 a 11 de maio de 2012. Disponível em: <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/ eventos/simfop/artigos_IV%20sfp/_Cl%C3%A9der_Schulter.pdf>. Acesso em: 20 maio 2017.
SILVA, G. J.; RAMOS, W. M.O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como Potencializador da Autonomia do estudante: estudo de Caso da UAB-UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. v. 4, p. 92-106, 2011.
VALSINER, J. V. Culture and the development of children’s action. New York: Wiley & Sons, 1987.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 6 ed.
WERTSCH, J. Mind as action. Oxford: University Press, 1998.
YUNES, M. A. M.; JULIANO, M. C. A bioecologia do desenvolvimento humano e suas interfaces com educação ambiental. Cadernos de Educação, 37, p. 347-379, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php./caduc/article/view/ 1591/1477>. Acesso em: 20 maio 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).