POLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.254Keywords:
Educação a Distância, Polos, Identidade Social.Abstract
Realiza-se análise sobre a identidade social e educacional dos polos de educação a distância no Brasil, a partir de conceitos expressos em diferentes legislações. O estudo constituiu-se num exercício reflexivo para entender proposituras constantes nas recentesregulamentações: Resolução n° 01/2016 do CNE, Decreto n° 9057/2017 e Portaria Normativa nº 11/2017 do MEC. A análise se sustenta nas categorias de identidade (Deleuze e Guattari, 1976) e de representação (Chartier, 2004). Considera-se que as legislações aprovadas em 2017, ao romperem com pontos destacados na Resolução do CNE, trazem modificações para a modalidade, no credenciamento e recredenciamento para EaD e na organização dos polos, o que demanda novos estudos para aclarar as possíveis parcerias público-privadas a estabelecer, que podem, se não bem equacionadas, gerar ações imediatistas e gerenciais.
Downloads
Metrics
References
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Revista Educação & Sociedade, Campinas, Unicamp, v. 23, n. 78, p. 117-142, abr. 2002.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 10 jun. 2017.
______. Ministério da Educação. Portaria n° 4.361, de 29 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2004. Disponível em: <http://www2.mec.gov.br/ sapiens/portarias/port4361.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2017.
______. Ministério da Educação. Decreto n° 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seed/
arquivos/pdf/dec_5622.pdf> Acesso em: 20 maio 2017.
______. Ministério da Educação. Decreto n° 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jun. 2006. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 21 maio. 2017.
______. Ministério da Educação. Portaria Normativa n° 2, de 10 de janeiro de 2007. Dispõe sobre os Procedimentos de regulação e avaliação da Educação superior na modalidade a distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/portaria2.pdf>.
Acesso em: 14 jun 2017.
______. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a Educação Superior
a Distância. Brasília, DF: SEED-MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 15 jun 2017.
______. Ministério da Educação. Decreto n° 6303/2007. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm. Acesso em 17 jun. 2017.
______. Ministério da Educaçação.Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em 11 jun. 2017.
______ Ministério da Educação. Parecer n° 562/2015 –CNE/CES. Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=36441-parecer-cne-ces-562-15-pdf&Itemid=30192. Acesso em 17 jun. 2017.
______. Ministério da Educação Portal MEC. Atualizada legislação que regulamenta Educação a Distância no país. Disponível em lhttp://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=49321:mec-atualiza-legislacao-que-regulamenta-educacao-a-distancia-no-pais&catid=212&Itemid=86. Acesso em 28 maio 2017.
______. Ministério da Educação. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. D.O.U nº 100, de 16 de maio de 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251-decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 11 de jun. 2017.
_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em http://www.lex.com.br/legis_27450329_PORTARIA_NORMATIVA_N_11_DE_20_DE_JUNHO_DE_2017.aspx. Acesso em 04 de jul.2017.
CHARTIER, R. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: Universidade /UFRGS, 2002.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O anti-édipo. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
______. Mil platôs (volume I). São Paulo: 34, 1995.
KNÜPPEL, Maria Aparecida Crissi. Educação a Distância no Brasil: a construção de identidades para os polos do Sistema Universidade do Brasil. In: Maria Luisa Furlan Costa, Regina Maria Zanatta (org). Educação a distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. 3. ed. Maringá: Eduem, 2014.
MOTA, R. A Universidade Aberta do Brasil. In: LITTO, F.M. & FORMIGA, M. M. M Educação a distância – o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).