Formação em Saúde e Educação a Distância: as escolhas desafiadoras de uma escola socialmente compromissada
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.245Keywords:
Educação, Educação a Distância, Formação em Saúde.Abstract
Neste artigo, ensaiamos uma discussão acerca dos sentidos que norteiam e justificam as práticas de formação em saúde por meio da modalidade a distância desenvolvidas no âmbito da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), buscando identificar, nas relações com a sua condição peculiar de uma Escola pública historicamente compromissada com a saúde da população brasileira e com o permanente fortalecimento do Sistema Único de Saúde, os fundamentos éticos e políticos de suas escolhas pedagógicas.Downloads
Metrics
References
ABRASCO. Carta de Natal. 3º Congresso Brasileiro de Política Planejamento e Gestão em Saúde. Declaração final. Natal, 04 de maio de 2017.
ALVES, Giovani. Formação humana e reprodução social para além do capital. In: BATISTA, E.L.; NOVAES, H. (organizadores). Trabalho, Educação e Reprodução social: as contradições do capital no século XXI. Bauru: Canal 6, 2011.
ANFOPE. Carta de João Pessoa. XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação Reunião dos Associados da Anfope, João Pessoa, 27 de abril de 2017. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/carta_anfope_joao_pessoa_27abril2017.pdf. Acessado em: 30 de Maio de 2017.
ANTUNES, Caio. A concepção de Educação na obra de István Mészáros. In: BATISTA, E.L.; NOVAES, H. (organizadores). Trabalho, Educação e Reprodução social: as contradições do capital no século XXI. Bauru: Canal 6, 2011.
BAHIA, Ligia. A démarche do privado e público no sistema de atenção à saúde no Brasil em tempos de democracia e ajuste fiscal,1998-2008. In: MATA, G.C; LIMA, J.C.F. (organizadores). Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/EPSJV, 2008.
BRASIL, MEC. Censo da Educação Superior. 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acessado em: 29/05/2017.
BRASIL, EBC. Educação superior a distância cresce em ritmo acelerado. 2017. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-05/educacao-superior-distancia-cresce-em-ritmo-acelerado-mostra-censo-de-2015. Acessado em 28/05/2017.
BRASIL, MEC. Atualizada legislação que regulamenta Educação a Distância no país. 2017. Acessado em Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=49391. Acessado em 26/05/2017. 2017.
CARVALHO, Antônio Ivo de; DUPRET, Lucia Maria. Modelo e diretrizes estratégicas para a Formulação de Cursos a Distância: a experiência da Escola de Governo/ENSP/Fiocruz. Anais do VI Congresso Internacional de Educação a Distância. VIII Congreso de Educación a Distancia (CREAD MERCOSUR/SUL), Córdoba, 7 a 10 de setembro de 2004.
ENSP. Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2014.
ENSP. Regimento Interno. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2015.
ENSP. Orientações para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. Rio de Janeiro, 2016.
ENSP. Relatório de gestão da Vice-Direção de Ensino 2013-2017. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2017.
ENSP. Portal EAD. Sobre EAD. O que fazemos. 2017a. Disponível em: http://www.ead.fiocruz.br/sobre-ead. Acessado em 30/05/2017.
FIOCRUZ. VI Congresso Interno: a Fiocruz como instituição pública estratégica de Estado para a saúde. Relatório Final. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. Disponível em: http://congressointerno.fiocruz.br/sites/congressointerno.fiocruz.br/files/documentos/relatorio_final_ultima_versao.pdf. Acessado em 31/05/2017.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
MOORE, M.G. Editorial: Distance education theory. The American Journal of Distance Education, v.5, n.3, p.1-6, 1991.
STRUCHINER, Miriam; CARVALHO, Rodrigo A. de. Reflexões sobre os conceitos e fundamentos de pesquisa em educação a distância. In: REALI, A. M. de; MILL, D. (organizadores). Educação a Distância e Tecnologias Digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).