O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O SEU ALINHAMENTO COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.243

Keywords:

educação a distância

Abstract

Este artigo faz uma análise do modelo pedagógico utilizado no período inicial de implantação (2009-2012) e funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), identificando os marcos conceituais que apoiam o desenvolvimento das ações educacionais e o seu alinhamento com as necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde frente ao modelo de atenção à saúde do SUS. Discute ainda, se a inclusão das competências profissionais em saúde e a efetiva incorporação da educação permanente em saúde nas ações pedagógicas, desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior da UNA-SUS, pode ser um fator promotor do maior alinhamento dessas ações educacionais com as necessidades do serviço no ponto do cuidado.

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Author Biographies

Lina Sandra Barreto Brasil, Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

Possui graduação em Antropologia e Sociologia pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em odontologia pela FOUSP (2015). . Aposentada da UnB onde atuou como Diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD) e como professora da Licenciatura do departamento de Ciencias da Computação (CIC). Foi consultora para projetos de educação a distância em diversas instituições (i.e  ELETRONORTE; ILB/Senado Federal;EMBRAPA; Banco Mundial; da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-ENSP/FIOCRUZ- e as Universidades Federais do Ceará, Maranhão e Alfenas, entre outras instituições).Atualmente é consultora do Ministério da Saúde atuando na assessoria de ações educacionais a distância para o Sistema Universidade Aberta do SUS-UNA-SUS cujo objetivo é capacitar a distância os profissionais do SUS em todo o Brasil. http://lattes.cnpq.br/3331919516203905

Ana Estela Haddad, Faculdade de Odontologia - Universidade de São Paulo

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1988), Mestre (1997), Doutora em Ciências Odontológicas (2001), Livre-Docente (2011) pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Membro Permanente e Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Fousp . Foi Assessora do Ministro da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Nesse período, atuou também nos trabalhos relacionados à promulgação da Lei nº 10861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educaçao Superior (SINAES) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Ocupou no Ministério da Saúde o cargo de Diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de 2005 a 2010, tendo participado da idealização e implementação do Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), pela Política Nacional de Educação na Saúde , Programa de Educação pelo Trabalho em saúde - PET Saúde, REVALIDA. Em 2011 ocupou o cargo de Diretora de Programas e Secretária Substituta da SGTES. Foi membro representante suplente do Brasil no Comitê Assessor Internacional da BIREME/OPAS (2012), membro da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos (2007-2014).É atualmente membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina e Membro da Comissão de Área de Avaliação da CAPES - Odontologia (Mestrados Profissionais). Vice Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms (gestão 2014-2015) e atualmente Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaude (ABTms). Linhas de pesquisa: Educação Superior na Saúde, Educação Permanente na Saúde, Força de Trabalho em Saúde, Políticas públicas de educação e de saúde, Primeira Infância, Telessaúde, Teleodontologia.  http://lattes.cnpq.br/5132173662388670

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Published

2017-10-14

How to Cite

Barreto Brasil, L. S., & Haddad, A. E. (2017). O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O SEU ALINHAMENTO COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE. EmRede - Distance Education Journal, 4(1), 38–50. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.243

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