PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.237Keywords:
Polo de apoio presencial, Práticas pedagógicas, Educação a DistânciaAbstract
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que atinge um público cada vez maior e, com a implantação dos polos de apoio presencial, esse alcance é ampliado. O processo de ensino-aprendizagem no polo requer uma medicação singular. O objetivo do presente estudo é identificar as práticas pedagógicas realizadas nos polos e as diferentes estratégias adotadas. A metodologia desse estudo está baseada em uma revisão de literatura e na análise de algumas experiências. A partir das diferentes metodologias identificadas, evidencia-se o polo como um espaço que potencializa o processo de ensino-aprendizagem. As práticas pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, mediadas no espaço do polo implicam no modo de aprendizagem do estudante de EaD.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 26 maio 2017.
. Casa Civil. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em: 26 maio 2017.
. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 564/2015 aprovado em 10 de dezembro de 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman&view=download&alias=31361-parecer-cne-ces-564-15-pdf&category_slug=dezembro-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 24 maio 2017.
. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância – versão preliminar. Secretaria de Educação a Distância, Brasília: [s.n.]. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 27 maio 2017.
. Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 11 de março de 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download &alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 24 maio 2017.
CABEDA, M.; STAPF, A. SILVA, A.C.O.; VICARI, S. Uma nova forma de polo de apoio presencial para EaD: o polo dos sonhos. In. 16º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 31 de agosto a 3 de setembro de 2010. Foz do Iguaçu, PR. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/2842010101650.pdf>. Acesso em: 24 maio 2017.
CATAPAN, Araci Hack. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do aprender: construindo uma taxionomia para medição pedagógica em tecnologia de comunicação digital. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: <http://www.ateliertcd.com.br/tese/>. Acesso em: 29 maio 2017.
DIANA, J.B. O polo de apoio presencial e o desenvolvimento socioeconômico: uma leitura do entorno. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2015. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2015/06/Juliana-Bordinh%C3%A3o-Diana.pdf>. Acesso em: 27 maio 2017.
PADILHA, M.A.S. Os modelos de educação a distância no Brasil: a Universidade Aberta do Brasil como um divisor de águas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.82-103, jul. /dez. 2013. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/ index.php/reflex/article/view/344/2996>. Acesso em: 29 maio 2017.
SILVA, A.R.L.; DIANA, J.B.D. CATAPAN, A.H. Do digital ao virtual na EaD. In.: ESUD 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis, SC, 05 a 08 de agosto de 2014. UniRede. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/126671.pdf>. Acesso em: 27 maio 2017.
; NUNES, C.S.; REBELO, A. SPANHOL, F.J.; SANTOS, J.V.V. Modelos utilizados pela educação a distância: uma síntese centrada nas instituições de ensino superior brasileiras. Rev. GUAL., Florianópolis, v. 4, n. 3, p.153-169, set/dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/viewFile/1983-4535.2011v4n3p153/21984>. Acesso em: 27 maio 2017.
; RIBAS, J.C.C; CATAPAN, A.H. A prática pedagógica da Rede e-Tec Brasil: uma leitura das metodologias e experiências exitosas. In. 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 25 a 29 de outubro de 2015. Bento Gonçalves, RS. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_43.pdf>. Acesso em: 24 maio 2017.
SOUZA, M.T. et al. Polo de Apoio Presencial: Tecnologia e Infraestrutura na Rede e- Tec Brasil. In.: KASSICK, C.N.; SOUZA, M.T.; NETO, A.P.F. (Org.) Coleção Gestão e Docência em EaD. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. 115 p. Disponível em: <http://www.etec.ufsc.br/file.php/1/etec/assets/3_gptip.pdf>. Acesso em: 27 maio 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).