EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A ESCASSEZ NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO POLO DE APOIO PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.236Keywords:
Educação a Distância, Acesso ao ensino superior, Polo de apoio presencial, Escassez,Abstract
A economia e a educação são fatores considerados essenciais para o desenvolvimento social de uma nação. No conceito da economia, a educação é infraestrutura social, sendo assegurada pela legislação brasileira. No ensino superior, essa seguridade não é plenamente contemplada, podendo ser considerada como um bem escasso. O avanço tecnológico potencializa o acesso ao ensino superior pela Educação a Distância com a implantação dos polos de apoio presencial. Este artigo tem o objetivo de descrever como a educação a distância pode contribuir com a redução da escassez de acesso ao ensino superior. Este estudo analisa uma possível relação entre a economia e o polo de apoio presencial. Quanto ao acesso ao ensino superior destaca-se que a EaD e os polos de apoio presencial supera em parte a escassez.
Downloads
Metrics
References
ALONSO, K.M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out-dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/14.pdf>. Acesso em: 23.maio 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 23.maio 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo da educação superior 2012: resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/ resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2012.pdf>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Brasília: O Instituto, 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/ resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf>. Acesso em 23.maio 2017.
____ . Resumo técnico: Censo da educação superior 2014. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2014/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2014.pdf>. Acesso em: 23.maio 2017.
BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/ D9057.htm>. Acesso em: 30.maio 2017.
____. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância – versão preliminar. Secretaria de Educação a Distância, Brasília: [s.n.]. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf>. Acesso em: 30.maio.2017
____. Resolução nº1, de 11 de março de 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 23.maio 2017.
____. Universidade Aberta do Brasil. Portal Universidade Aberta do Brasil. 2010. Disponível em: <http://uab.capes.gov.br/>. Acesso em: 23.maio 2017.
CORBUCCI, P.R. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasil. Brasília: IPEA, 2014.
DIANA, J. B. O polo de apoio presencial e o desenvolvimento socioeconômico: uma leitura do entorno. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2015/06/Juliana-Bordinh%C3%A3o-Diana.pdf>. Acesso em: 27.maio.2017.
HALL, R.E. Macroeconomia: princípios e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2003.
KASSICK, C.N.; DUTRA, P.R.S.; BENTO, J.S. (org) O processo de gestão institucional na Rede e-Tec Brasil - Coleção Gestão e Docência na EaD. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. Disponível em: <http://www.etec.ufsc.br/file.php/1/etec/assets/1_gpgi.pdf>. Acesso em 23.maio 2017.
MENDES, C.M.; TREDEZINI, C.A.O.; BORGES, F.T.M.; FAGUNDES, M.B.B. Economia (introdução). Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração - UFSC. 2007.
OLIVEIRA, R.P. O direito à Educação na Constituição Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de Justiça. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago, n. 11, 1999. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/ conteudo/o-direito-%C3%A0-educa%C3%A7%C3%A3o-na-constitui%C3%A7%C3%A3o-federal-de-1988-e-seu-restabelecimento-pelo-sistema-de>. Acesso em: 30.mai.2017.
PARKIN, M. Economia. 8. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2009.
PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
SINGER, P. O que é economia. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).