TUTORIA PRESENCIAL EM POLO UAB: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE FILOSOFIA DA UFSJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.229Keywords:
Educação a Distância, Tutoria Presencial, Filosofia, Polo UAB, Mediação.Abstract
A tutoria presencial é a mola mestra do processo ensino aprendizagem na modalidade a distância, uma vez que sua principal função consiste na mediação, ou seja, aproximar a universidade dos alunos e motivar sua permanência no curso. O objetivo deste artigo consiste em apresentar as ações da tutoria presencial que foram fundamentais para a permanência e aproveitamento dos alunos do curso de Filosofia. A metodologia utilizada se compôs da revisão bibliográfica acerca da tutoria em educação a distância e no relato da experiência da tutoria presencial do Curso de Filosofia da UFSJ no Polo UAB Franca. Como resultado foi possível verificar as ações de tutoria que foram determinantes para a permanência dos alunos no curso e seu aproveitamento com qualidade.
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, Fernando José et al. Educação a Distância: Formação de Professores em Ambientes Virtuais e Colaborativos de Aprendizagem. São Paulo, Projeto NAVE, 2001.
COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COSTA, Elaine Cristina Pereira e BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. In: Revista Práxis. Ano VI, n. 11, jun. 2014. Disponível em: <http://www.arca.fiocruz.br/ bitstream/icict/10623/2/elaine_costaemarcelo_IOC_2014.pdf>. Acesso em 09 maio 2017.
FONSECA, Claudia Chaves. Os meios de comunicação vão à escola? Belo Horizonte: Autêntica/FCHFUMEC, 2004.
MARTINS, Onilza. Teoria e prática tutorial e Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
NOVAK, Silvestre; ARAGÓN, Rosane; ZIED, Mariângela Lenz; MENEZES, Crediné Silva. (Org). Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/Aprendizagem_em_Rede_na_EAD.pdf> Acesso em: 15 ago. 2017.
PERRENOUD, Philippe. As dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVA, E. C., & CORRADI-WEBSTER, C. M. Competência social para interagir em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Investigación y Educación en Enfermería. 2011. n.29, v.1, p. 97-102.
SILVEIRA, C. A. B. Mediação pedagógica: as competências do tutor e a motivação para aprendizagem. In: ESUD 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis/SC, 5-8 ago 2014. Disponível em <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128129.pdf> Acesso em: 09 maio 2017.
TEIXEIRA, G. A avaliação no processo ensino aprendizagem. Publicado em: 2009 Fev. Disponível em: <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=4& texto=80>. Acesso: 15 maio 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VALENTE, J. A. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância. In: MILL, Daniel e PIMENTEL, Nara. (orgs) Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.
VASCONCELOS, CS. Metodologia dialética em sala de aula. Rev Educ AEC. 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).