O TUTOR E A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.21Keywords:
feedback, tutoria, fórum de discussão, comunicação assíncrona, processo de aprendizagemAbstract
Neste artigo buscamos identificar o papel dos tutores nos processos comunicativos e a forma como as participações destes têm contribuído com o processo de aprendizagem significativa. O contexto da pesquisa foram os fóruns de discussão desenvolvidos em AVEA, onde foram analisadas as participações dos professores formadores e dos tutores a distância, em disciplinas de um curso técnico em alimentos. Buscou-se identificar os modelos de feedback utilizados e os resultados obtidos nas discussões, sendo possível perceber o estímulo à reflexão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que o fórum de discussão representa um excelente espaço de cognição coletiva, em que os participantes podem edificar o espaço de trocas, a partir da reflexão e da construção social do conhecimento.
Downloads
Metrics
References
ABREU-E-LIMA, D. M.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Revista Pro-Posições vol. 22 n°. 2 Campinas, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200013>. Acesso em: 27 mai. 2015.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. New York: Rinehart & Wilson, 1968.
BICALHO, R.N.M. O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília.
BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 41, Junho 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n41/aop2712.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2015.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 1999.
PERRIER, Gerlane Romão Fonseca. A importância do feedback nas atividades assíncronas do AVEA Moodle: discutindo o papel do tutor enquanto agente facilitador da aprendizagem significativa na EaD. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; SILVEIRA, Ricardo Azambuja. A importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. 2014. Florianópolis. Anais ... Florianópolis: NUTE/UFSC. PEN DRIVE. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/>. Acesso em: 28 maio 2015.
WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem!: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).