POLOS PARCEIROS E O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: RELAÇÕES CONSTRUÍDAS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.209Keywords:
Polos de Apoio Presencial. Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Relação. Parceria. Educação a DistânciaAbstract
Este artigo busca descrever como o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância vem trabalhando em parceria, há 12 anos, com os Polos de Apoio Presencial e seus atores, nos projetos Pró-Licenciatura Fases I e II e no Programa Universidade Aberta do Brasil. A partir disso, descreve as diferentes fases que o curso passou, desde seu início em 2006 até o momento atual, a partir da proposta pedagógica vigente e do cenário político da EaD na UAB e na instituição. São descritos os ingressos no curso e algumas capacitações realizadas, revelando que a parceria é frutífera, desenvolvida com respeito e seriedade e sempre pensando no crescimento total do aluno.
Downloads
Metrics
References
ALVES, R. S. et al. Experimentações e outras possibilidades de aprendizagem nas aulas de geometria espacial do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância UFPel. In: Anais do XV ENABRAPSO – Encontro Brasileiro de Psicologia Social, 2009. Disponível em: <http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/ 442.%20experimenta%C7%D5es%20e%20outras%20possibilidades.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.
ALVES, R. S. et al. Os desafios na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino da Geometria. In: 16º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/ congresso2010/ cd/252010224751.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.
ALVES, R. S.; SPEROTTO, R. I.; GOVEIA, L. O ensino da geometria no nível fundamental: preterido ou esquecido? In: VIII ANPEDSUL – Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2010. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/ 2010/Educacao_em_Ciencias_e_Matematica/Trabalho/07_59_05_O_ENSINO_DA_GEOMETRIA_NO_NIVEL_FUNDAMENTAL__PRETERIDO_OU_ESQUECIDO.PDF>. Acesso em: 15 maio 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/ D6303.htm#art1>. Acesso em: 08 maio 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 1, de 11 de março de 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 maio 2017.
CAMPOS, Gilda Helena Bernadino de; ROQUE, Gianna Oliveira Bogossian. Desing didático: pensando em estruturas pedagógicas para a modalidade a distância. In: CAMPOS, G. H. B.; ROQUE, G. O. B.; AMARAL, S. B. As relações colaborativas: desafios da docência na Educação a Distância. Curitiba: CRV, 2011. Cap. 3. p. 25-47.
Censo EaD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2015 [organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2016.
CORRÊA, Juliane. Estrutura de programas em EaD. In: CORRÊA, J. Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. cap.1, p.9-19.
DEL PINO, M. A. B.; GRÜTZMANN, T. P.; PALAU, R. C. N. A educação a distância nas instituições federais de ensino: novas relações no processo de trabalho docente. Cadernos de Educação, Faculdade de Educação – UFPEL. v.20, n. 38 (jan-abr. 2011). Editora UFPel, Pelotas, RS. p. 235-257.
GARBIN, T. R.; DAINESE, C. A. Complexidade da Gestão em EaD. In: 16º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000655.pdf>. Acesso em: 12 maio 2017.
GONZALEZ, M. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005.
GRÜTZMANN, T. P. Os saberes docentes na tutoria em Educação a Distância. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. 259f.
MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MILL, D. R. S.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (ORG). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUFSCar, 2010.
MILL, Daniel Ribeiro Silva. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D. R. S.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (ORG). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUFSCar, 2010. Cap. 2. p. 23-40.
MILL, D. R. S. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
SILVA, R. S. Gestão de EaD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2013a.
SILVA, R. S. Moodle para autores e tutores. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2013b.
SIMÕES, C. F. 20 anos de avaliação da aprendizagem em EaD: algumas questões éticas e normativas. In: SIED – Simpósio Internacional de Educação a Distância e EnPED – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016, UFSCar. Disponível em: <http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/2011/ 731 >. Acesso em: 12 maio 2017.
UFPel/PPP/CLMD. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
UFPel/PPP/CLMD. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).