UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VIA WEBCONFERÊNCIA EM UM POLO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UnB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.199

Keywords:

Webconferência. Interações. EaD. Licenciatura em música a distância. (Webconferencing. Interactions. Distance Education. Distance Education Undergraduate Degree Program in Music).

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as interações ocorridas em duas webconferências realizadas com alunos de um polo de apoio presencial, no curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB. O estudo utilizou-se da observação participante como meio de coleta de dados e se fundamentou na abordagem sistêmico-relacional da interação mediada por computador, sob a ótica de Alex Primo (2003; 2008). Os resultados apontaram a ocorrência de vários tipos de interações, além de que se mostra necessário que os interagentes estejam engajados no processo, tenham autonomia e prezem por um ambiente de cooperação. Espera-se que este estudo possa trazer reflexões acerca do uso da web-conferência, destacando o potencial desta ferramenta para o ensino e aprendizagem da Música na Educação a Distância (EaD).

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Vanessa de Souza Jardim, Universidade de Brasília

Mestranda do Departamento de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB.

Paulo Roberto Affonso Marins, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade de Brasília desde 2010.

References

BARROS, T. Baixe Hangouts: a convergência dos serviços de mensagem do Google. Atualizado em 12 set. 2016. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/hangouts.html>. Acesso em: 03 maio 2017.

BRAGA, P. D. A. Oficina de violão: estrutura de ensino e padrões de interação em um curso coletivo a distância. [320f.]. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

BRASIL. Portaria nº 183, de 21 de outubro de 2016. DOU nº 204, 24 out. 2016, Seção 1, p. 17. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman &view=download&alias=49711-port-capes-183-uab-24out-pdf&category_slug= outubro-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 06 jun. 2017.

______. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em: 06 jun. 2017.

BRESLER, L. Metodologias qualitativas de investigação em Educação Musical. Artigo Musica Psicologia Educação, n. 2-1, p. 6-30, 2000.

DYE, K. Student and instructor behaviors in online music lessons: An exploratory study. International Journal of Music Education. vol. 34(2). Texas Tech University School of Music, USA, p. 161-170, 2016.

GREEN, L. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. Tradução Oscar Dourado. Revista da ABEM, Londrina, v. 4, n. 4, p. 25-35, jul. 1997.

______. Ensino de música popular em si, para si mesma e para “outra música”: uma pesquisa atual em sala de aula. Tradução de Flávia Motoyama Narita. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 28, p. 61-80, 2012.

KRUSE, N. B.; HARLOS, S. C.; CALLAHAN, R. M.; HERRING, M. L. Skype music lessons in the academy: Intersections of music education, applied music and technology. Journal of Music, Technology & Education, University of North Texas, v. 6, n. 2, p. 43-60, 2013.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de Metodologia científica. 5 ed. Atlas. São Paulo, 2003.

MARINS, P. R. A. Um Estudo sobre a Utilização das TIC no Ensino de Instrumento Musical a Distância. In: CONFERÊNCIA REGIONAL LATINOAMERICANA, 9, 2013 y PANAMERICANA DE EDUCACIÓN MUSICAL, 2, 2013. Santiago – Chile. Anais... Santiago – Chile: ISME, p. 82-95, 2013.

______. Educação Musical a Distância: Um Estudo sobre a Utilização das TIC no Ensino de Instrumento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013. Belém. Anais... Belém: ESUD, p. 1-10, 2013.

MARINS, P. R. A.; NARITA, F. M. Licenciatura em Música a Distância na UnB: planejamento e implementação. In: FERNANDES, Maria Lidia B. (org.). Trajetória das licenciaturas da UnB: EaD em foco. Editora UnB, Brasília, p. 151-167, 2012.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 10 ed., 2007.

MORAN, J. O que é educação a distância. In: Novos caminhos do ensino a distância, no Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n. 5, p. 1, out.-dez. 1994. Atualizado 2002. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/ moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf>. Acesso em: 21 maio 2016.

OLIVEIRA-TORRES, F. de A. Pedagogia musical online: um estudo de caso no ensino superior de música a distância. [323f.]. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

PRADELLA, M. Design de interação: aplicação de interfaces intangíveis em simulações para o aprendizado a distância. [117f.]. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011.

PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. [292f.]. Tese de doutorado em Informática da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream_id/7759/ 000449573.pdf%3Flocale%3Den>. Acesso em: 20 set. 2016.

______. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

RIBEIRO, G. M. Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância: uma perspectiva contemporânea da motivação. [241f.]. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SIGNIFICADOS. Disponível em: <http://www.significados.com.br/jingle/>. Acesso em: 06 maio 2016.

SOUZA, C.; PIMENTA, D. Videoconferência e webconferência na EaD, análise dos usos e perspectivas de aplicação. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância. UNIREDE. Florianópolis-SC, p. 367-381, 2014. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/126390.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2016.

Published

2017-10-14

How to Cite

Jardim, V. de S., & Marins, P. R. A. (2017). UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VIA WEBCONFERÊNCIA EM UM POLO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UnB. EmRede - Distance Education Journal, 4(2), 368–382. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.199