EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE?
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.184Keywords:
Educação Permanente em Saúde, Educação à Distância, Saúde PúblicaAbstract
Trata-se de um artigo reflexivo sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS) como uma política pública de formação para o trabalho e cuidado em saúde. Problematiza-se a modalidade de Educação a Distância como ferramenta potente para a operacionalização da EPS e como uma realidade que tem se mostrado eficaz e democratizante do acesso à formação continuada dos profissionais de saúde. Questionamentos, reflexões e dados de estudos da realidade brasileira são postos em discussão e acenam possibilidades concretas de qualificação do SUS e do cuidado em saúde.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
CECCIM, Ricardo B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.9, n.16, p.161-77, set.2004- fev. 2005.
DAHMER, Alessandra et al . Regionalização dos conteúdos de um curso de especialização em Saúde da Família, a distância: experiência da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFCSPA) em Porto Alegre, Brasil. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 21, n. 61, p. 449-463, June 2017
DAVINI, Maria Cristina. Enfoques, Problemas e Perspectivas na Educação Permanente dos Recursos Humanos de Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. série pacto pela saúde. Vol 9. p. 39-59.
FREIRE, Paulo. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43.ed. São Paulo: Paz e Terra.
LAGUARDIA, Josué; CASANOVA, Angela; MACHADO, Rejane. A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 97-122, mar./jun. 2010.
MARTINS, Ronei Ximenes; LEITÃO, Ulisses Azevedo; SILVA, Alexandre José Carvalho. Análise de pesquisas em Educação a Distância no Brasil: produção de instituições de ensino superior públicas no período 2010-2015. Revista Em Rede, v. 2, n. 2, p. 56-75, 2016.
MATTOS, Luciana Bisio. Análise da contribuição de Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde na prática de profissionais de saúde. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, 2014.
NUNES, Tatiana Wittée Neetzow; FRANCO, Sérgio Roberto K; SILVA, Vinícius Duval da. Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde?. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 34, n. 4, p. 554-564, Dec. 2010
OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de et al . Educação a distância e formação continuada: em busca de progressos para a saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 37, n. 4, p. 578-583, Dec. 2013
OLIVEIRA, Marluce Alves Nunes. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 60, n. 5, p. 585-589, Out. 2007.
OLIVEIRA, Silvia Regina Gomes de; WENDHAUSEN, Águeda Lenita Pereira. (Re) significando a Educação em Saúde: dificuldades e possibilidades da estratégia saúde da família. Trab. educ. saúde, v. 12, n. 1, p. 129-147, 2014.
PAIM, Marcele C.; ALVES, Vânia S.; RAMOS, Alexandre S. Projeto EAD SUS/BA: incorporação do ensino a distância aos processos de educação permanente para profissionais do Sistema Único de Saúde do estado da Bahia/EAD SUS/BA. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 33, n. 1, p. 104-112, 2009.
PASCHOAL, Amarílis Schiavon; MANTOVANI, Maria de Fátima; MÉIER, Marineli Joaquim. Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 478-484, sep. 2007.
RANGEL-S, Maria L. et al. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da educação à distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde-SUS. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 16, n. 41, p. 545-555, abr./jun. 2012.
SILVA, Adriane das Neves et al . Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 20, n. 4, p. 1099-1107, Apr. 2015 .
SOUZA, M. V.; SIMON, R. M. Redes sociais e MOOCs: análise de mídias para uma educação em rede, Em Rede, Porto Alegre, v. 2, p. 5, 2015.
STROSCHEIN, Karina Amadori; ZOCCHE, Denise Antunes Azambuja. Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no Brasil. Trab. educ. saúde (Online), Rio de Janeiro , v. 9, n. 3, p. 505-519, Nov. 2011
THUME, Elaine et al . Reflexões dos médicos sobre o processo pessoal de aprendizagem e os significados da especialização à distância em saúde da família. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 21, n. 9, p. 2807-2814, Sept. 2016
VARGAS, Francisca Maria de Almeida et al . A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único De Saúde: metaestudo. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 14, n. 3, p. 849-870, Dec. 2016 .
UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS. Home page. Disponível em: <<http://www.unasus.gov.br/>>. Acesso em 28 março de 2017
ZUCATTI, Ana Paula Noronha. Jogos sérios para o desenvolvimento de competências em Lideranças de um hospital. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).