EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE?

Authors

  • Diego Menger Cezar Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre
  • Márcia Rosa da Costa Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre
  • Cleidilene Ramos Magalhães Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.184

Keywords:

Educação Permanente em Saúde, Educação à Distância, Saúde Pública

Abstract

Trata-se de um artigo reflexivo sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS) como uma política pública de formação para o trabalho e cuidado em saúde.  Problematiza-se a modalidade de Educação a Distância como ferramenta potente para a operacionalização da EPS e como uma realidade que tem se mostrado eficaz e democratizante do acesso à formação continuada dos profissionais de saúde. Questionamentos, reflexões e dados de estudos da realidade brasileira são postos em discussão e acenam possibilidades concretas de qualificação do SUS e do cuidado em saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

CECCIM, Ricardo B. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.9, n.16, p.161-77, set.2004- fev. 2005.

DAHMER, Alessandra et al . Regionalização dos conteúdos de um curso de especialização em Saúde da Família, a distância: experiência da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFCSPA) em Porto Alegre, Brasil. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 21, n. 61, p. 449-463, June 2017

DAVINI, Maria Cristina. Enfoques, Problemas e Perspectivas na Educação Permanente dos Recursos Humanos de Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. série pacto pela saúde. Vol 9. p. 39-59.

FREIRE, Paulo. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43.ed. São Paulo: Paz e Terra.

LAGUARDIA, Josué; CASANOVA, Angela; MACHADO, Rejane. A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 97-122, mar./jun. 2010.

MARTINS, Ronei Ximenes; LEITÃO, Ulisses Azevedo; SILVA, Alexandre José Carvalho. Análise de pesquisas em Educação a Distância no Brasil: produção de instituições de ensino superior públicas no período 2010-2015. Revista Em Rede, v. 2, n. 2, p. 56-75, 2016.

MATTOS, Luciana Bisio. Análise da contribuição de Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde na prática de profissionais de saúde. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, 2014.

NUNES, Tatiana Wittée Neetzow; FRANCO, Sérgio Roberto K; SILVA, Vinícius Duval da. Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde?. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 34, n. 4, p. 554-564, Dec. 2010

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de et al . Educação a distância e formação continuada: em busca de progressos para a saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 37, n. 4, p. 578-583, Dec. 2013

OLIVEIRA, Marluce Alves Nunes. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 60, n. 5, p. 585-589, Out. 2007.

OLIVEIRA, Silvia Regina Gomes de; WENDHAUSEN, Águeda Lenita Pereira. (Re) significando a Educação em Saúde: dificuldades e possibilidades da estratégia saúde da família. Trab. educ. saúde, v. 12, n. 1, p. 129-147, 2014.

PAIM, Marcele C.; ALVES, Vânia S.; RAMOS, Alexandre S. Projeto EAD SUS/BA: incorporação do ensino a distância aos processos de educação permanente para profissionais do Sistema Único de Saúde do estado da Bahia/EAD SUS/BA. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 33, n. 1, p. 104-112, 2009.

PASCHOAL, Amarílis Schiavon; MANTOVANI, Maria de Fátima; MÉIER, Marineli Joaquim. Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 478-484, sep. 2007.

RANGEL-S, Maria L. et al. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da educação à distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde-SUS. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 16, n. 41, p. 545-555, abr./jun. 2012.

SILVA, Adriane das Neves et al . Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 20, n. 4, p. 1099-1107, Apr. 2015 .

SOUZA, M. V.; SIMON, R. M. Redes sociais e MOOCs: análise de mídias para uma educação em rede, Em Rede, Porto Alegre, v. 2, p. 5, 2015.

STROSCHEIN, Karina Amadori; ZOCCHE, Denise Antunes Azambuja. Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no Brasil. Trab. educ. saúde (Online), Rio de Janeiro , v. 9, n. 3, p. 505-519, Nov. 2011

THUME, Elaine et al . Reflexões dos médicos sobre o processo pessoal de aprendizagem e os significados da especialização à distância em saúde da família. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 21, n. 9, p. 2807-2814, Sept. 2016

VARGAS, Francisca Maria de Almeida et al . A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único De Saúde: metaestudo. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 14, n. 3, p. 849-870, Dec. 2016 .

UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS. Home page. Disponível em: <<http://www.unasus.gov.br/>>. Acesso em 28 março de 2017

ZUCATTI, Ana Paula Noronha. Jogos sérios para o desenvolvimento de competências em Lideranças de um hospital. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, 2014.

Published

2017-10-14

How to Cite

Cezar, D. M., da Costa, M. R., & Magalhães, C. R. (2017). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE?. EmRede - Distance Education Journal, 4(1), 106–115. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.184

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.