COMPORTAMENTO SOCIAL VIRTUAL EM CURSOS DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA SOBRE DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES NA PERSPECTIVA DA SAÚDE COLETIVA E DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.183Keywords:
Extensão Universitária. Educação à Distância. Saúde Coletiva. Transformação Social. Comportamento Social Virtual.Abstract
Esse trabalho apresenta a avaliação qualitativa de três Cursos de extensão à distância da UDESC/CEAD, Rede Feminista de Saúde e Casa da Mulher Catarina, todas com sede em Florianópolis (SC). A fim de verificar o cumprimento dos objetivos dos cursos, em uma proposição inteiramente a distância, foi analisado em cada um dos cursos o comportamento social virtual dos sujeitos participantes em comparação com a produtividade e a interatividade. Assim, estudou-se, na perspectiva da saúde coletiva e da transformação social, a relação entre a equipe executora - corpo docente, tutoras e bolsistas de extensão – e os participantes dos cursos – profissionais, pesquisadores e acadêmicos.Downloads
Metrics
References
BRASIL. Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil. Publicação: IPEA. 2015. 5 p.
_________Plano nacional de políticas para as mulheres 2013-2015. Brasília, 2013. Disponível em < http://www.spm.gov.br/assuntos/pnpm/publicacoes/pnpm-2013-2015-em-22ago13.pdf >. Acesso em: 20 mar 2017.
¬¬_________. Observatório Brasileiro de Gênero. Disponível em: < http://www.observatoriodegenero.gov.br/ > . Acesso em: 17 mar 2017.
_______. Lei Maria da Penha. LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.
COELHO, C. C. Feminismo: Conceitos e Contemporaneidade. In.: I Webinar (Seminário Online) “Feminismo, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”. 2016
DESLAURIERS, J.; KÉRISIT, M. O Delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPAT, J. et al (Org.). A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Vozes: Petrópolis (RJ), 2008. P.127-153.
FARIAS, M. G.; SANTOS, V. M. M.; CALIARI, F. M.; MONTE BLANCO, S. F. M. Educação em Direitos Humanos e das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade. Programa de extensão Edital UDESC PAEX 07/2015.
FARIAS, M. G.; FARIAS, Z. I.; SANTOS, V. M. M.; CALIARI, F. M.; MONTE BLANCO, S. F. M. Direitos Humanos e de Proteção às Mulheres: Uma análise do direito comparado Luso-brasileiro e do Conesul. Projeto de Pesquisa UDESC. 2016.
FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão?. tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mundo, Hoje, v. 24)
LANNES, L..L.C.; LANNES, W. Ampliando o conceito do “Estar Junto Virtual” no enfrentamento dos desafios do PIBID em um Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância. Revista de Educação a Distância EmRede, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p.257-271, 2016.
Organização dos Estados Americanos - OEA. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher. Disponível em: < http://www.oas.org/juridico/portuguese/treaties/A-61.htm > Acesso em 30 mai 2016.
ONU BRASIL. < https://nacoesunidas.org/>. Acesso em: 10 mar. 2017.
ONU MULHERES. Declaração e Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial sobre Mulheres. Pequim. 1995. 112p.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher - CEDAW. 1979. Disponível em: < http://www.un.org/womenwatch/daw/cedaw/ >. Acesso em: 10 mai. 2016.
____________. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. 41p.
SAMPAIO, A. A S; ANDERY, M. A. P. A. Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.26, n.11, 2010, p. 183-192.
SCHERER, S.; FERNANDES, F.F. “Estar Junto Virtual Ampliado” e o Uso de Tecnologias Digitais em Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática Na Modalidade de Educação a Distância. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez, p. 145-164, 2014.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
USP. Agência de Notícias da Universidade - AUN. Boletim Ano: 38 - Edição Nº: 17 - Saúde - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, 2005
VARGAS. R. B. Gestão feminista das organizações. III Webinar (Seminário Online) do curso “Feminismo e Gestão”. 2015.
VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 232 f. Tese (Livre¬-Docência) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).