TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.182Keywords:
Educação a Distância. Ensino na Saúde. Teorias de Aprendizagem, Saúde, Modelos Pedagógicos, Arquiteturas Pedagógicas.Abstract
Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura para investigar quais as teorias de aprendizagem e os ambientes virtuais são utilizados na modalidade de Educação a Distância (EAD), nos cursos ou disciplinas analisadas nesta pesquisa. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se cinco artigos selecionados para análise, referentes às teorias construtivista, behaviorista e sócio-interacional em diferentes combinações. Verifica-se que, embora existam significativas publicações sobre ensino na modalidade EAD no âmbito da Saúde, ainda pouco se explora as teorias de aprendizagem neste contexto. Percebe-se a importância de atentar para as teorias de aprendizagem aplicadas a modalidade EAD, visando alinhar os fundamentos das teorias de aprendizagem a prática do ensino na Saúde nesta modalidade.
Downloads
Metrics
References
BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, F. (Ed.). Educação e Construção do Conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. (Ed.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: ArtMed, v. 1, 2009.
BRASIL. Lei n. 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial, 1996, p. 27.834-27.841.
DA CUNHA, F. C. I.; PEREIRA, R. M. Reflexões sobre o ensino de um ofício. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 10, p. 34-42, 2016. ISSN 2318-6968.
DONAT-ROCA, R.; SÁNCHEZ-SOCARRÁS, V.; CAMACHO-MARTÍ, M. Formación online en fisioterapia: experiencia de un diseño instruccional de aprendizaje mediante la plataforma virtual Moodle. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, v. 18, n. 1, fev, 2015, p. 27-34. ISSN 2014-9832. Disponível em: <://SCIELO:S2014-98322015000100005>. Acesso em: 20 mar. 2017.
MEIRELLES, Claudia de S. Cardoso Didática, docência e tutoria no ensino superior. / Claudia de S. Cardoso Meirelles, Valéria Maria Santana. Aracaju: UNIT, 2013. 200p. : il. 22 cm.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en&nrm=iso>. access on 04 DEZ 2016
MOLINA VELÁSQUEZ, T.; VALENCIA ZAPATA, J. E.; CALLE PINEDA, C. Diseño, desarrollo e implementación de un diplomado en línea en gestión y soporte de equipos médicos. CES Medicina, v. 23, n. 2, jul. 2009, p. 73-79. ISSN 0120-8705. Disponível em: <://SCIELO:S0120-87052009000200009>. Acesso em: 20 mar. 2017.
NUNES, T. W. N.; FRANCO, S. R. K.; SILVA, V. D. D. Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, dez. 2010, p. 554-564. ISSN 1981-5271. Disponível em: <://SCIELO:S0100-55022010000400011 >. Acesso em: 20 mar. 2017.
RANGEL-S, M. L.; BARBOSA, A. O.; RICCIO, N. C. R.; SOUZA, J. S. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, n. 41, jun. 2012, p. 545-556. ISSN 1807-5762. Disponível em: <://SCIELO:S1414-32832012000200019 >. Acesso em: 20 mar. 2017.
SABBATINI, R. M. Ambiente de ensino e aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. Instituto EduMed, 2007.
SILVA, L. M. G. D.; GUTIÉRREZ, M. G. R. D.; DOMENICO, E. B. L. D. Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 5, out. 2010, p. 701-704. ISSN 1982-0194. Disponível em: <://SCIELO:S0103-21002010000500019 >. Acesso em: 20 mar. 2017.
UNICAMP. Teleduc. 2017. Disponível em: < http://www.teleduc.org.br/?q=historico >. Acesso em: 23 de janeiro de 2017.
VARGAS, F. M. D. A. et al. A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único De Saúde: metaestudo. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, p. 849-870, 2016. ISSN 1981-7746. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300849&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).