O ENSINO DA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA EM SAÚDE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.175Keywords:
Ensino, informática, enfermagem, educação.Abstract
RESUMO. Objetivo: verificar o uso de tecnologias e o ensino de informática em saúde nos cursos de graduação em Enfermagem, no Brasil. Método: foi realizada uma revisão da literatura, utilizando as bases de dados: Literatura Latino Americana em Saúde (LILACS) e Medline/Pubmed, abrangendo o período entre 2000 a 2016. Resultados: A revisão evidenciou que a oferta da disciplina de Informática e o uso de tecnologias em Saúde, ainda é muito pequena e desigual no Brasil, o que contraria a Diretriz Curricular Nacional para o curso de Enfermagem. Conclusão: A inserção da Informática em Saúde e o uso de tecnologias no curso de Enfermagem, poderia promover melhores práticas profissionais e melhor tomada de decisão, capacitando os alunos às exigências atuais do mercado de trabalho.Downloads
Metrics
References
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS – Departamento de Informática do SUS. Políticas. 2016 [acesso 04 jan 2017]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_infor_informatica_saude_2016.pdf
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Brasília; 2006. [acesso 28 dez 2016]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/CES03.pdf
COGO, Ana Luísa Petersen et al. Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem. Ciencia y Enfermeria. Concepción. Vol. 19, n. 3 (2013), p. 21-29, 2013.
DE FATIMA MARIN, Heimar; PERES, Heloisa Helena Ciqueto. O Ensino de Informática em Saúde e o Curriculum de Enfermagem. Journal of Health Informatics, v. 7, n. 4, 2015.
GOYATÁ, Sueli Leiko Takamatsu et al. Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 25, n. 2, 2012.
JENSEN, Rodrigo; GUEDES, Erika de Souza; LEITE, Maria Madalena Januário. Informatics competencies essential to decision making in nursing management. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 50, n. 1, p. 109-117, 2016.
MANTAS, John; Ammenwerth, E, Demiris, G, Hasman, A, Haux, R, Hersh, W et al. Recommendations of the International Medical Informatics Association (IMIA) on education in biomedical and health informatics-first revision. Acta Informatica Medica, v. 18, n. 1, p. 4, 2010.
MORENO, Fabiane Novais et al. Recurso computacional auxiliar ao ensino do raciocínio diagnóstico: intenções e valores identificados. Cogitare enferm, v. 18, n. 4, p. 669-675, 2013.
SALVADOR, Maria Elisabete; SAKUMOTO, Marlene; DA FÁTIMA MARIN, Heimar. Uso do Moodle na disciplina de Informática em Enfermagem. Journal of Health Informatics, v. 5, n. 4, 2013.
SANCHES, LMP Jensen R, Monteiro MI, Lopes MHBM et al. Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 6, p. 1385-1390, 2011.
SMITH, Yvonne M.; CROWE, Alicia R. Nurse Educator Perceptions of the Importance of Relationship in Online Teaching and Learning. Journal of Professional Nursing, 2016.
THERON, M.; REDMOND, A.; BORYCKI, E. M. Nursing Students' Perceived Learning from a Digital Health Assignment as Part of the Nursing Care for the Childbearing Family Course. Studies in health technology and informatics, v. 234, p. 328, 2017.
TOBASE, Lucia; GUARESCHI, APDF, DA EIRA FRIAS, MA, PRADO, C, & PERES, HH C. et al. Recursos tecnológicos na educação em enfermagem. Journal of Health Informatics, v. 5, n. 3, 2013.
TREVIZAN, Maria Auxiliadora; MENDES, IAC, MAZZO, A, & VENTURA, CAA et al. Investimento em ativos humanos da enfermagem: educação e mentes do futuro. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 3, p. 467-471, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).