A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA O AMBIENTE HOSPITALAR

Authors

  • Emerson Marinho Pedrosa UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Marcia Karina da Silva Luiz UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.170

Keywords:

educação, casse hospitalar, tecnologias da informação e da comunicação,

Abstract

As Tecnologias e as boas práticas educativas interferem intensamente no processo de aprendizagem. Exige atitude educativa específica da escola e do docente para sua utilização. Em ambiente hospitalar, favorece o aprendizado do aluno/paciente, quanto a sua recuperação. Desafio do educador, a inclusão de pessoas com necessidades especiais é a resposta contra a segregação desses indivíduos na sociedade. Constatamos que embora haja disponibilização de aparelhos tecnológicos, a formação docente para o uso das TICs são falhas, quando muito, instruem quanto suas características. A classe hospitalar proporciona não só a aprendizagem, mas, atividades lúdicas, que tornam os pacientes mais leves, permitindo o escape da realidade do hospital, favorecendo a cura através da aquisição do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Emerson Marinho Pedrosa, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Núcleo de Relações Institucionais e Convênios/UFRPE

Coordenador de Projetos do NURIC/UFRPE

Mestre em Tecnologia e Gestão em EaD/UFRPE

References

ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão Escolar e Tecnologias – Formação de gestores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.

BRANDÃO, E. Informática e educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: UPF, 1995.

DE CARLO, M. M. R. P.; Bartalotti, C. C. (orgs.) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus, 2001.

FONSECA, E. S. da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.

GALVIS, A. H. Ingeniería de software educativo. Santa Fé, Bogotá: Ediciones Uniandes, 1992.

KAMPFF, A. J. C. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.

MATOS, E; MUGIATTI, M. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2014.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.

____ Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª. ed. Campinas: Papirus, 2013.

OLIVEIRA, A. S. Perspectivas para formação de professores na sociedade da informação. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org.). Percursos na Formação de Professores com Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (org.). Maceió: Edufal, 2007.

ROSINI, A. M. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

Published

2017-10-14

How to Cite

Pedrosa, E. M., & Luiz, M. K. da S. (2017). A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA O AMBIENTE HOSPITALAR. EmRede - Distance Education Journal, 4(1), 155–165. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.170