A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA O AMBIENTE HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.170Keywords:
educação, casse hospitalar, tecnologias da informação e da comunicação,Abstract
As Tecnologias e as boas práticas educativas interferem intensamente no processo de aprendizagem. Exige atitude educativa específica da escola e do docente para sua utilização. Em ambiente hospitalar, favorece o aprendizado do aluno/paciente, quanto a sua recuperação. Desafio do educador, a inclusão de pessoas com necessidades especiais é a resposta contra a segregação desses indivíduos na sociedade. Constatamos que embora haja disponibilização de aparelhos tecnológicos, a formação docente para o uso das TICs são falhas, quando muito, instruem quanto suas características. A classe hospitalar proporciona não só a aprendizagem, mas, atividades lúdicas, que tornam os pacientes mais leves, permitindo o escape da realidade do hospital, favorecendo a cura através da aquisição do conhecimento.
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão Escolar e Tecnologias – Formação de gestores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo: Loyola, 2002.
BRANDÃO, E. Informática e educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: UPF, 1995.
DE CARLO, M. M. R. P.; Bartalotti, C. C. (orgs.) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus, 2001.
FONSECA, E. S. da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.
GALVIS, A. H. Ingeniería de software educativo. Santa Fé, Bogotá: Ediciones Uniandes, 1992.
KAMPFF, A. J. C. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.
MATOS, E; MUGIATTI, M. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2014.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.
____ Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª. ed. Campinas: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, A. S. Perspectivas para formação de professores na sociedade da informação. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (org.). Percursos na Formação de Professores com Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (org.). Maceió: Edufal, 2007.
ROSINI, A. M. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).