FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE MASSIVE OPEN ONLINE COURSES

Authors

  • Lisiane Marcolin de Almeida Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Simone Travi Canabarro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Helena Terezinha Hubert Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.153

Keywords:

Cursos Online Abertos e Massivos, Saúde, Ensino-aprendizagem

Abstract

Esta pesquisa compreendeu uma revisão integrativa, com os objetivos de identificar e analisar as publicações de Massive Open Online Courses (MOOC) na área da saúde que utilizam a interface ensino-aprendizagem, bem como sua efetividade. A busca das publicações indexadas ocorreu no mês de novembro de 2015 e utilizaram-se as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Web of Science, Scopus e Diretory of Open Access Journals (DOAJ), com a equação de busca Massive Open Online Course and Health. Foram selecionados seis artigos para a síntese com relatos sobre a construção de um MOOC na área da saúde. A modalidade MOOC analisada, na sua grande maioria, mostra-se eficaz e impactante de uma forma positiva na interface ensino-aprendizagem.

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Author Biographies

Lisiane Marcolin de Almeida, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto alegre (UFCSPA). Enfermeira.

Simone Travi Canabarro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Enfermeira.

Helena Terezinha Hubert Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Patologia Geral e Experimental. Especialista em Educação a Distância. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Médica.

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Published

2017-10-14

How to Cite

de Almeida, L. M., Canabarro, S. T., & Silva, H. T. H. (2017). FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE MASSIVE OPEN ONLINE COURSES. EmRede - Distance Education Journal, 4(1), 130–142. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.153