PROCESSOS DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.133Keywords:
Formação a distância, formação em rede, formação contextualizada, ensino superiorAbstract
Este artigo traz uma problematização do que temos abordado em relação aos processos de formação a distância. Agrupa algumas experiências vividas em dois cenários: formações com sistemas integrados e formações contextualizadas em rede. Analisa dilemas e desafios decorrentes dos processos de formação a distância. Relata o processo de constituição e formação a distância do GIZ – rede de desenvolvimento de práticas de ensino superior/Prograd/UFMG. Por fim, considera que precisamos abordar aquilo que se encontra na experiência dos processos formativos, aquilo que nos inquieta, nos desafia.
Downloads
Metrics
References
BELLONI, Maria Luíza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE ENSINO SUPERIOR. Tendências de Educação Superior para o Século XXI. Brasília: UNESCO/CRUB, 1998.
CORRÊA, Juliane. Educação a distância – orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LITWIN, Edith. Educação a distância: uma nova agenda para o debate educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância – uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).