PROCESSOS DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

  • Juliane Corrêa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.133

Keywords:

Formação a distância, formação em rede, formação contextualizada, ensino superior

Abstract

Este artigo traz uma problematização do que temos abordado em relação aos processos de formação a distância. Agrupa algumas experiências vividas em dois cenários: formações com sistemas integrados e formações contextualizadas em rede. Analisa dilemas e desafios decorrentes dos processos de formação a distância. Relata o processo de constituição e formação a distância do GIZ – rede de desenvolvimento de práticas de ensino superior/Prograd/UFMG. Por fim, considera que precisamos abordar aquilo que se encontra na experiência dos processos formativos, aquilo que nos inquieta, nos desafia.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Juliane Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Faculdade de Educação UFMG

Educação, Tecnologia, Comunicação

References

BELLONI, Maria Luíza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE ENSINO SUPERIOR. Tendências de Educação Superior para o Século XXI. Brasília: UNESCO/CRUB, 1998.

CORRÊA, Juliane. Educação a distância – orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LITWIN, Edith. Educação a distância: uma nova agenda para o debate educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância – uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.

Published

2017-01-26

How to Cite

Corrêa, J. (2017). PROCESSOS DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA. EmRede - Distance Education Journal, 3(2), 160–171. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.133