DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO AOS TUTORES DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.131Keywords:
Educação a distância. Práticas pedagógicas. Atividade colaborativa.Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a utilização do Documento de Orientação de Tutores (DOT) nas práticas pedagógicas do curso de Pedagogia a distância da UDESC. Para tanto, buscamos apresentar os referencias teóricos sobre o conceito de Educação a Distância (EaD) e a importância de atividades colaborativas nesse contexto. A partir desses conceitos, relatamos nossa experiência, contextualizando-a e destacando os aspectos relevantes observados nas práticas pedagógicas, que envolvem o planejamento, o desenvolvimento e a utilização do DOT pelos tutores no polo UAB. Após o relato, elencamos os desafios encontrados na utilização do documento apontando, sobretudo, perspectivas de aperfeiçoamento do documento.
Downloads
Metrics
References
ALARCON, D.F.; SPANHOL, F. J. Gestão do conhecimento na educação a distância: práticas para o sucesso. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015.214p.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 243 p.
KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. RENOTE, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13912>. Acesso em 08 jan. 2018.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
OLIVEIRA, A. S.; BRANCO, N.B.C; BRITO, M. A.; SOUZA, T. C. Docência compartilhada em EaD: reflexões sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 2, p. 89-99, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).