ENSINO À DISTÂNCIA EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA: QUESTÕES FILOSÓFICAS

Authors

  • Marília Amorim Universidade de Paris VIII

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.13

Keywords:

ética, ato, transmissão, memória, corpo

Abstract

O presente trabalho divide-se em duas partes. A primeira é um relato de experiência de trabalho na modalidade do ensino à distância e de alguns problemas que nela foram identificados. O trabalho foi realizado com dois grupos de alunos oriundos de classes sociais diferentes. A diferença no êxito dos grupos é analisada em sua relação com as diferentes modalidades de diálogo entre professor e aluno. A segunda parte do texto é uma tentativa de traduzir os problemas identificados em questões para uma reflexão filosófica, tomando como base conceitos do pensamento bakhtiniano. A articulação entre as dimensões ética e epistemológica que estrutura a teoria de Bakhtin é transposta para o campo educativo. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2014-07-27

How to Cite

Amorim, M. (2014). ENSINO À DISTÂNCIA EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA: QUESTÕES FILOSÓFICAS. EmRede - Distance Education Journal, 1(1), 120–136. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.13