AMPLIANDO O CONCEITO DO “ESTAR JUNTO VIRTUAL” NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO PIBID EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Authors

  • Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Wagner Lannes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.125

Keywords:

Educação a Distância, Formação de Professores, PIBID

Abstract

Esse trabalho exibe uma avaliação qualitativa da implantação do Programa de Iniciação à Docência da CAPES no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da UFVJM, com sede em Diamantina (MG). As atividades desenvolvidas nos cinco centros localizados fora da sede ocorreram inteiramente a distância. A fim de verificar o cumprimento dos objetivos do programa, foi analisado o comportamento virtual desses grupos sob a perspectiva do "estar junto virtual" em comparação com a produtividade de cada polo. Assim, estudou-se a expansão do conceito de "estar junto virtual" a partir de uma visão que considera a relação entre sujeitos a uma visão que relaciona o sujeito com todo o sistema escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora da Diretoria de Educação Aberta e à Distância (DEAD/UFVJM)

Licenciada em Matemática (UFMG)

Mestre em Educação (PUC-MG)

Wagner Lannes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor do Departamento de Matemática e Estatística (DME/UFVJM)

Bacharel e Mestre em Matemática (UFMG)

Doutor em História da Ciência (UFMG)

References

ABREU, R. S.; LANZARINI, J. N. Pibid/Unisc: educação presencial e a distância: integrando reflexão, teoria e prática na formação de professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19, 2013, Salvador, BA. Anais... Salvador: ABED, 2013. Disponível em: ‎. Acesso em: 12 maio 2016.

AMBROSETTI, N. B. et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, 2013.

BACCON, A. L. P.; BRANDT, C. F.; WOLSKI, D. T. R. M. Políticas Públicas de Formação de Professores: a construção de saberes docente na formação inicial e continuada em serviço no contexto PIBID. In: XXVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 27 a 30 maio 2013, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2013. CD-ROM.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 1996. Brasília, 1996.

_______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 5. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010a.

________. Edital PIBID nº 061/2013. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_061_2013_PIBID.pdf>. 2013a. Acesso em: 05 maio 2016.

________. Parecer CNE/CP 21/2001, de 06 de agosto de 2001. Brasília, 2001a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_212001.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.

________. Parecer CNE/CP 28/2001, de 02 de outubro de 2001. Brasília, 2001b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.

________. Parecer CNE/CP 2/2015, de 9 de junho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em:<http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/parecer_cne_cp_2_2015_aprovado_9_junho_2015.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.

________. Portaria nº 260, de 30 de dezembro de 2010. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf>. 2010b. Acesso em:05 maio 2016.

________. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. 2013b. Acesso em: 05 maio 2016.

DESLAURIERS, J.; KÉRISIT, M. O Delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPAT, J. et al (Org.). A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p.127-153.

GUARDA, P. M.; SOUSA, R. L. PIBID de Física Modalidade Ead: Funcionamento, Desafios e Perspectivas. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC), 5., dezembro de 2014, Natal, RN. Anais... Natal, RN. Disponível em <http://enalic2014.com.br/anais/>. Acesso em: 12 maio 2016.

LACERDA, F. K. D.; SABA, C. C. A. N. Pibid e os Desafios de Projetos Interdisciplinares nas Licenciaturas a Distância da Uerj. Aproximando. Revista do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. v. 1. n.1. p. 1-9, 2015.

NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2004.

RIBEIRO, L. M. L., REDIGULO, P. C. Implantação da Educação a Distância na Universidade Federal do Acre: A Necessidade de Transformar Perspectivas Pessimistas em Potencialidades Didáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO, 17.,nov. 2014, Fortaleza, CE. Universidade Estadual do Ceará, 2014. Anais... Fortaleza: 2014. Disponível em:<http://www.uece.br/endipe2014/>. Acesso em: 05 maio 2016.

SAMPAIO, A. A S; ANDERY, M. A. P. A. Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.26, n.11, p. 183-192, 2010.

SCHERER, S.; FERNANDES, F.F. “Estar Junto Virtual Ampliado” e o Uso de Tecnologias Digitais em Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática Na Modalidade de Educação a Distância. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez, p. 145-164, 2014.

STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper &Row do Brasil, 1981.

VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 232 f. Tese (Livre¬-Docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Published

2017-01-26

How to Cite

Lopes Cotta Lannes, Q. L., & Lannes, W. (2017). AMPLIANDO O CONCEITO DO “ESTAR JUNTO VIRTUAL” NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO PIBID EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. EmRede - Distance Education Journal, 3(2), 237–251. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.125