AMPLIANDO O CONCEITO DO “ESTAR JUNTO VIRTUAL” NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO PIBID EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.125Keywords:
Educação a Distância, Formação de Professores, PIBIDAbstract
Esse trabalho exibe uma avaliação qualitativa da implantação do Programa de Iniciação à Docência da CAPES no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da UFVJM, com sede em Diamantina (MG). As atividades desenvolvidas nos cinco centros localizados fora da sede ocorreram inteiramente a distância. A fim de verificar o cumprimento dos objetivos do programa, foi analisado o comportamento virtual desses grupos sob a perspectiva do "estar junto virtual" em comparação com a produtividade de cada polo. Assim, estudou-se a expansão do conceito de "estar junto virtual" a partir de uma visão que considera a relação entre sujeitos a uma visão que relaciona o sujeito com todo o sistema escolar.
Downloads
Metrics
References
ABREU, R. S.; LANZARINI, J. N. Pibid/Unisc: educação presencial e a distância: integrando reflexão, teoria e prática na formação de professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19, 2013, Salvador, BA. Anais... Salvador: ABED, 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2016.
AMBROSETTI, N. B. et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, 2013.
BACCON, A. L. P.; BRANDT, C. F.; WOLSKI, D. T. R. M. Políticas Públicas de Formação de Professores: a construção de saberes docente na formação inicial e continuada em serviço no contexto PIBID. In: XXVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 27 a 30 maio 2013, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2013. CD-ROM.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 1996. Brasília, 1996.
_______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 5. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010a.
________. Edital PIBID nº 061/2013. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_061_2013_PIBID.pdf>. 2013a. Acesso em: 05 maio 2016.
________. Parecer CNE/CP 21/2001, de 06 de agosto de 2001. Brasília, 2001a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_212001.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.
________. Parecer CNE/CP 28/2001, de 02 de outubro de 2001. Brasília, 2001b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.
________. Parecer CNE/CP 2/2015, de 9 de junho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em:<http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/parecer_cne_cp_2_2015_aprovado_9_junho_2015.pdf>. Acesso em: 05 maio 2016.
________. Portaria nº 260, de 30 de dezembro de 2010. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf>. 2010b. Acesso em:05 maio 2016.
________. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. 2013b. Acesso em: 05 maio 2016.
DESLAURIERS, J.; KÉRISIT, M. O Delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPAT, J. et al (Org.). A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p.127-153.
GUARDA, P. M.; SOUSA, R. L. PIBID de Física Modalidade Ead: Funcionamento, Desafios e Perspectivas. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC), 5., dezembro de 2014, Natal, RN. Anais... Natal, RN. Disponível em <http://enalic2014.com.br/anais/>. Acesso em: 12 maio 2016.
LACERDA, F. K. D.; SABA, C. C. A. N. Pibid e os Desafios de Projetos Interdisciplinares nas Licenciaturas a Distância da Uerj. Aproximando. Revista do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. v. 1. n.1. p. 1-9, 2015.
NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2004.
RIBEIRO, L. M. L., REDIGULO, P. C. Implantação da Educação a Distância na Universidade Federal do Acre: A Necessidade de Transformar Perspectivas Pessimistas em Potencialidades Didáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO, 17.,nov. 2014, Fortaleza, CE. Universidade Estadual do Ceará, 2014. Anais... Fortaleza: 2014. Disponível em:<http://www.uece.br/endipe2014/>. Acesso em: 05 maio 2016.
SAMPAIO, A. A S; ANDERY, M. A. P. A. Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.26, n.11, p. 183-192, 2010.
SCHERER, S.; FERNANDES, F.F. “Estar Junto Virtual Ampliado” e o Uso de Tecnologias Digitais em Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática Na Modalidade de Educação a Distância. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez, p. 145-164, 2014.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper &Row do Brasil, 1981.
VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 232 f. Tese (Livre¬-Docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).