APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: DA FORMAÇÃO AOS SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.124Keywords:
Aprendizagem da Docência, Saberes da Docência Virtual, Formação para a Tutoria Virtual, Educação a Distância.Abstract
Este artigo teve como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da aprendizagem da docência pela formação e pelos saberes da tutoria virtual. A metodologia utilizada foi de natureza quali-quantitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram a análise documental, questionário online, entrevistas semiestruturadas e visita técnica. A amostra utilizada na pesquisa corresponde a 461 tutores virtuais dos cursos de graduação de quatro Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como principais resultados, constatou-se que a aprendizagem da docência virtual possui particularidades, mas também similaridades em relação à formação e aos saberes docentes da educação presencial.
Downloads
Metrics
References
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Características da investigação qualitativa. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
FERENC, A. V. F.; MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores, docência universitária e o aprender a ensinar, VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. In: Anais do VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores – 2005, UNESP – Pró-Reitoria de Graduação.
GARCIA, C. M. Los profesores como trabajadores del conocimiento. Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, n. 30, p. 27-56, 2002.
KENSKI, V. M. Formação/ação de professores: A urgência de uma prática docente mediada. In: PIMENTA, S. G. e ALMEIRA, M. I. de (orgs.). Pedagogia universitária:
Caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária Ltda: São Paulo, 1986.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (orgs) Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. EdUFSCar: São Carlos, 2010.
MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
OLIVEIRA, M. R. G.; ARAÚJO, C. L. S.; MILL, D.; ABREU-E-LIMA, D. P. Proposta de formação continuada em EaD: uma experiência voltada para docentes da UFSCar. p. 2-13. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.
RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D. Ensino superior, tutoria online e profissão docente. Trabalho apresentado no X Congresso Estadual Paulista para a Formação de Educadores (X CEPFE) realizado em Lindóia, SP, em 30/08 a 02/09/2009, com apoio da UAB-FNDE-UFSCar, p.243-258, 2009.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).