FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.122Keywords:
Formação Continuada, Educação a Distância, Professor TutorAbstract
Com o propósito de qualificar o corpo docente que atua nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG, a Secretaria de Educação a Distância desenvolve práticas pedagógicas e administrativas a fim de organizar sua atuação. Os professores-tutores são responsáveis pelo desenvolvimento, pelo acompanhamento e pela avaliação dos estudantes. Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender as percepções dos professores-tutores sobre as competências necessárias para o desenvolvimento da atividade da Tutoria. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. A partir das análises, foi gerado o discurso coletivizado Ser Tutor, que embasou algumas reflexões, demonstrando a apropriação dos sujeitos quanto a atuação na EaD.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Dispõe sobre a regulamentação das atividades semi-presenciais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a serem pagas pelo FNDE a partir do exercício de 2009.Disponível em:http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3320-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-26-de-5-de-junho-de-2009. Acesso em: 17 jan. 2017.
BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação a distância. Referências de qualidade para a Educação Superior a distância. Brasília, ago. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
BRUNO, A. R.; LEMGRUBER, M. S. Dialética professor-tutor na educação on-line: o curso de Pedagogia UAB-UFJF em perspectiva. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte, MG. Anais... Recife:Universidade Federal de Pernambuco, 2009. Disponível em:<http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/a/a-dialetica-professor-tutor.pdf>.Acesso em: 2 jun. 2015.
CEE_RJ. Deliberação 297/2006. Estabelece normas para credenciamento de instituiçoes e autorização de cursos e programas de Educação a Distância. Disponivel em: <http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/d297.pdf>. Acesso em: 1 abr.2016.
CORTES, S. M. V.. Técnicas de coleta e análise qualitativa dos dados. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 11-47, 1998.
CUNHA, A. L. Interação verbal em fóruns de discussão: a língua escrita em atividades colaborativas.Pará: Universidade Federal do Pará,2007. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/415200753049PM.pdf>. Acesso em 05 mai. 2016.
CUNHA, S. L. S.. Reflexões sobre o EAD no Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.28, n.2, p.151-153, 2006.
EMERENCIANO, M. S. J.; SOUSA, C. A. L.; FREITAS, L. G. Ser presença como Educador, professor e Tutor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais... Brasília: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/032tcd5.pdf>. Acesso em: 3 mai. 2015.
LEFFA, Vilson. Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual. In Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, 2001. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Pesquisa de Representação Social: um enfoque qualiquantitativo a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Série Pesquisa, v. 20.Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. Série Educação e Tecnologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MINAYO, M. C.. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1998.
MONTEIRO, A. F. et al.. Tutoria a distância: afetiva e efetiva. In: JELINEK, Karin R.; VANIEL, Berenice Vahl (Orgs.). Tutor/autor: experiências e saberes. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
MORAES, M. A monitoria como serviço de apoio ao aluno na educação a distância. 2004. 229f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/87894/204494.pdf?sequence=1TESE!%20/0>. Acesso em: 15 abr. 2015.
NEVES, C. E. B.; CORRÊA, M. B.. Apresentação. In: NEVES, C. E. B.; CORRÊA, M. B. (Org.). Pesquisa social empírica: métodos e técnicas. Porto Alegre, 1998, p. 8. (Cadernos de Sociologia).
NOVELLO, T. P. Cooperar no enatuar de professores e tutores. 2011. Tese (Doutorado) - Programa Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.
OLIVEIRA, C.L. de A. P. Afetividade, aprendizagem e tutoria online,2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT16-5141--Int.pd>f. Acesso em: 17 jan. 2017
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VILARINHO, L. R. G.; CABANAS, M. I. C. Educação a Distância (EaD): o tutor na visão de tutores, Revista Educação, Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 481-494, set/dez. 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/86>. Acesso em: 19 mar. 2015.
WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).