AUTONOMIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HÁBITOS DE ESTUDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Authors

  • Denise Pereira de Alcântara Ferraz Universidade Federal de Itajubá
  • Juliana Maria Sampaio Furlani Universidade Federal de Itajubá
  • Mikael Frank Rezende Jr Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.121

Keywords:

hábitos de estudo, educação superior, aprendizagem, autonomia

Abstract

Este trabalho objetivou conhecer os hábitos de estudo dos alunos de uma universidade pública brasileira através da análise dos Fatores Planejamento de Estudo e Uso de Tecnologias do Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários, a partir das respostas dos alunos dos cursos de Licenciatura em Física nas modalidades presencial e a distância, visando uma comparação entre as modalidades. Identificamos que os alunos da modalidade a distância planejam mais seus estudos e usam mais as tecnologias do que os alunos da modalidade presencial. Os resultados indicam ainda a necessidade de se pensar em cursos que não só estimulem a autonomia do aluno, mas também se estruturem para que os alunos exercitem essa autonomia.

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Author Biographies

Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1988), graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1989), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano (2000), mestrado em Psicologia da Saúde - Universiddae Metodista de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora da Universidade Federal de Itajubá.

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora na Universidade Federal de Itajubá, atuando no ensino de graduação presencial e a distância. Doutora em Ciências (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Ensino de Ciências (1999/UFMG), licenciada em Química (1994/UTRAMIG) e bacharel em Engenharia Química (1992/UFMG).

Mikael Frank Rezende Jr, Universidade Federal de Itajubá

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É professor da Universidade Federal de Itajubá - MG 

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Published

2017-01-26

How to Cite

Ferraz, D. P. de A., Furlani, J. M. S., & Rezende Jr, M. F. (2017). AUTONOMIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HÁBITOS DE ESTUDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. EmRede - Distance Education Journal, 3(2), 266–281. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.121