MANIFESTOS DO ESUD: FERRAMENTA PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EAD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.120Keywords:
EaD. Políticas Públicas. Educação.Abstract
Anualmente a Associação UniRede elabora o Manifesto do ESUD. O documento registra as reivindicações e traduz o cenário atual das instituições associadas na oferta de EaD. Ao ser encaminhado às instâncias de governo, o diagnóstico orienta a elaboração de políticas públicas direcionadas à EaD. Nessa pesquisa, os Manifestos foram analisados a partir de teorias de formulação de políticas públicas para identificar se são ferramentas eficientes para essa finalidade. Os resultados apontam para a importância e força da Associação no processo de levantamento, definição e formulação de propostas de políticas. Além disso, essa estratégia evita a reivindicação de políticas baseadas em demandas particulares.
Downloads
Metrics
References
APRILE, M.R; BARONE, R. E. M. Políticas Públicas para Acesso ao Ensino Superior e Inclusão no Mundo do Trabalho – o Programa Universidade para todos (PROUNI) em Questão. VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA. MUNDOS SOCIAIS: SABERES E PRÁTICAS. Universidade Nova De Lisboa Faculdade De Ciências Sociais E Humanas. 2008. Disponível em: <http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/182.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
BARRETO, R. G. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância: entre a expansão e a redução. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 29, n. 104 − Especial, p. 919-937, out. 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87314209012>. Acesso em: 09 out. 2016.
BERNHEIM, C. T.; CHAUÍ, M. S. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: Unesco. 2008. 44p. Ed.2004/WS/11.
BRAGA, J. L. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-compós, Brasília, v.14, n.1, jan./abr, 2011. Disponível em: <http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/665/503>. Acesso em: 09 out. 2016.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1 - 20 de dezembro de 2005.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
______. ______. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientifica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.
MANCEBO, D; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 60 jan.-mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478-rbedu-20-60-0031.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
MARTINS, 2004. Uma teoria da fragmentação de políticas públicas. In: XXVIII Encontro da ANPAD, 2004, Curitiba. Anais do XXVIII Encontro da ANPAD, 2004. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2004/POP/2004_PPO2762.pdf>. Acesso em: 10 Jan. 2017.
MOROSINI, M. C.; et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação. v. 21 n. 64. Jan-mar. 2016. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27543071002>. Acesso em: 09 out. 2016.
PRETI. O. Educação a distância e globalização desafios e tendências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 191. P. 19-30, jan./abr. 1998. Disponível em: <http://www.uab.ufmt.br/uploads/pcientifica/globalizacao.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
ROCHA, F.; MELLO, L.; JACKS, N. A pesquisa empírica em comunicação através do levantamento de dados secundários. VI ENCUENTRO PANAMERICANO DE COMUNICACIÓN. COMPANAM. Córdoba - Argentina. 2013. Disponível em: <http://www.publicacioncompanam2013.eci.unc.edu.ar/files/companam/ponencias/Aportes%20te%C3%B3rico%20metodol%C3%B3gicos%20en%20comunicaci%C3%B3n/-Unlicensed-Aportes-Te%C3%B3ricos-Metodol%C3%B3gicos-en-Comunicaci%C3%B3n-Felipe-Rocha-y-Lucas-Mello.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
SANTOS, M. C. O. Preconceito na educação a distância: a visão dos discentes de um curso de letras EaD. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE". São Cristovão - SE - Brasil. 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_13/PDF/41.pdf>. Acesso em: 09 out. 2016.
SILVA, F. B.; et al. Políticas sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA. 2005.
SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n.16, p. 20-45, jul.-dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16>. Acesso em: 09 out. 2016.
SUZINA, A. C. Formulação de Políticas Públicas. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2013. 136 p.
______. Implementação e Avaliação de Políticas Públicas. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2013. 120 p.
UNIREDE. Associação Universidade em Rede. Disponível em: <http://aunirede.org.br/portal/>. Acesso em: 09 out. 2016.
WU, X. et al., Guia de Políticas Públicas: gerenciando processos. Traduzido por Ricardo Avelar de Souza. – Brasília: Enap, 2014. 160 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).