EDUCAÇÃO EM REDE: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA SOCIEDADE EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.116Keywords:
Educação em Rede, Tecnologias Digitais, Tendências Tecnológicas e Pedagógicas,Abstract
O objetivo deste artigo é discorrer sobre o conceito de Educação em Rede, apresentando pesquisas sobre o tema e contextualizando as tendências tecnológicas emergentes na educação superior, identificadas nas bases do Portal de Periódicos da Capes e nos Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica de cunho descritivo por meio de uma revisão sistemática, bem como a análise qualitativa das últimas tendências tecnológicas apresentadas no New Media Consortium (NMC) Horizon Report, 2016. Nos resultados, constatou-se um baixo número de trabalhos com os termos “Educação em Rede” e “Tecnologias Digitais”, apesar das tendências apontarem que a Educação em Rede está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas.
Downloads
Metrics
References
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. 2009. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP, São Paulo, 2009.
CARVALHO, G. S. Histórias digitais: narrativas no século XXI. O software Movie Maker como recurso procedimental para construção de narrações. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 6 ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2010.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Rizoma: introducción. México: Premia, 1983.
FREIRE, P. F. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMEZ, M. V. A transversalidade como abertura máxima para a didática e a formação contemporâneas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 3, n. 48, p. 1-12, 2009.
GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.
GOMEZ, M. V. Educación en red: Una visión emancipadora. México: Universidad de Guadalajara, 2005.
GOMEZ, M. V. Redes na educação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 37-47, 2000.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2016. Disponível em: <http://www.nmc.org/publication/ nmc-horizon-report-2016-higher-education-edition/>. Acesso em: jun. 2016.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002.
LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1465-1.pdf>. Acesso em: jun. 2016.
LOPES, R. P. Formação para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas licenciaturas das universidades estaduais paulistas. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Presidente Prudente, 2011.
MIGUEL, D. G. Objetos de aprendizagem: ferramentas tecnológicas na educação executiva. São Paulo, 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ci. Inf., BrasÍlia, v. 26, n. 2, maio, 1997. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: jun. 2016.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/ mudando_moran.pdf>. Acesso em: jun. 2016.
OLIVEIRA, R. G. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um diagnóstico a partir da formação inicial de professores de matemática, Nucleus, Ituverava (Impresso), v. 9, p. 351-361, 2012.
PETARNELLA, L.; DE AMORIM SOARES, M. L. As tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação (TMDICs) e a educação contemporânea, Eccos Revista Científica (impresso), São Paulo, v. 12, p. 181-194, 2010.
SCORSOLINI-COMIN, F. Psicologia do desenvolvimento, educação a distância e as tecnologias digitais da informação e da comunicação, Psico (PUCRS, Impresso), Porto Alegre, v. 44(3), p. 352-361, 2013.
SOUZA, M. V. Mídias digitais, globalização, redes e cidadania no Brasil. In:
SOUZA, M. V.; GIGLIO, K. (Org.). Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo: Edgar Blucher, v. 1, 2015. p. 15-46.
SOUZA, M. V.; GIGLIO, K. (Org.). Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo: Edgar Blucher, v. 1, 2015.
SOUZA, M. V.; SIMON, R. M. Redes sociais e MOOCs: análise de mídias para uma educação em rede, Em Rede, Porto Alegre, v. 2, p. 5, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).