PESQUISA E AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.11Keywords:
Narrativas. Autobiografia. Análise do discurso. Psicologia Cultural.Abstract
Este trabalho apresenta o referencial teórico e metodológico utilizado em pesquisas com narrativas produzidas no Mestrado de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como possibilidade de avaliação de narrativas digitais, entre outras, considerando que este é um tema emergente na área educacional, especialmente na área de educação com uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Este referencial é a Psicologia Cultural que relaciona a cultura, o desenvolvimento do psiquismo e a (re)construção da identidade. O procedimento metodológico privilegiado por esta disciplina tem se mostrado promissor como mecanismo de autoconhecimento para alunos, professores em formação inicial e continuada, bem como conhecimento dos alunos por parte dos professores, além de seu amplo uso em espaços terapêuticos. O texto autobiográfico também poderá se configurar como uma autoanálise, levando o autor-narrador a reorganizar emoções e imagens mentais pela ressignificação dos acontecimentos vividos.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).