E-BOOKS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.107Keywords:
Avaliação educacional, Educação superior, Tecnologia educacional.Abstract
Este artigo visa a descrever e identificar a influência da internet nos hábitos de leitura de estudantes do ensino médio. O método que conduzirá o processo científico segue uma abordagem de pesquisa quali-quantitativa através da coleta de dados e observação de uma amostra de 35 alunos do 1º ano do EM de uma escola em Varginha/MG. A ideia central motivadora da pesquisa foram as inúmeras manifestações de docentes questionando a utilização das novas tecnologias como fomento para a leitura e melhoria da escrita dos alunos. Foi utilizada a técnica do estudo de caso. O trabalho desenvolvido permitiu realizar uma avaliação da relação dos adolescentes com a tecnologia, e informações de leitura e de comunicação recolhidas antes de começar a pesquisa e ao final permitiram perceber as transformações ocorridas.
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA. F. C. de; NICOLAU, M. A. As vantagens de livro didático digital no processo de ensino-aprendizagem. Hipertextus Revista Digital, v. 11, s/n, p. 1-15, 2013.
ARAUJO, V. D. L.; GLOTZ, R. E. O. O letramento digital enquanto instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento: desafios atuais. Revista Paidéia. v. 2, n. 1., p. 1-26, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 18/2/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2016.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. A Problemática dos E-Books: um contributo para o estado da arte. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA EM SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 2007. Orlando, Estados Unidos. Anais... Orlando, Estados Unidos: 2007.
CARDOSO, M. da C.; HORA, D. M. Competências e habilidades: alguns desafios para a formação de professores. In: JORNADA DO HISTEDBR, 11, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus de Cascavel-PR, 2013. Anais... Cascavel-PR: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2013. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/7/artigo_simposio_7_713_micheli_ccardoso@yahoo.com.br.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2016.
CASEIRO, C. C. F.; GEBRAN, R. A. Avaliação formativa: concepção, práticas e dificuldades. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano 14, v. 15, n. 16, p. 141-161, jan./dez. 2008.
CASTRO, L. H. P.; PANTOJA, L. D. M.; PAIXÃO, G. C. Tecnomídias na EaD: a experiência da UECE. In: SOUSA, A. H. de (UDESC) et al. (Org.). Práticas de EaD nas Universidades estaduais e municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. 1 ed. UDESC, v. 1, 2015. p. 345-354.
CRUZ, Y. L. K. F; OBREGON, R. de F. A.; BRAGA, K. R. E-book: ferramenta implementada no AVA como recurso hipermidiático. Congresso Nacional de Ambientes Hipermidia para a aprendizagem (CONAHPA). São Luis-MA: 2015.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 11-42.
DOURADO, S. M.; ODDONE, N. E. A arquitetura do livro digital na Plataforma Google: um estudo exploratório. Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf. v. 17, n. 34, p. 131-141, 2012.
FLETSCHART, F. Livro digital etc: descubra a nova forma de leitura que está mudando o mundo. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2014.
GONÇALVES, P. A. R. E-book como dispositivo pedagógico no ensino e na aprendizagem da biologia e da geologia: um estudo com alunos do 11º ano. Doutoramento (em Educação) – Área de Especialização de Desenvolvimento Curricular. Universidade Portucalense: 2014.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
MATEUS, C.; FIGUEIREDO, M.; REGO, B. E-Portfólios e práticas de avaliação participadas: um estudo na Educação Pré-Escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA (SIIE), 15, Viseu – Portugal. Anais... 2013. Viseu – Portugal, 2013.
MINAYO, M. C. de S. (Org.); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
NETO, D. Flipsnack, uma ferramenta que transforma arquivos PDF em livros interativos. 2011. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/ 2011/06/flipsnack-uma-ferramenta-que-transforma-arquivos-pdf-em-livros-interativos.html> Acesso em: 12 maio. 2016.
PAIXÃO, G. C. et al. Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas. EAD em FOCO, v. 5, n. 1, p. 1-14, 2015.
PIMENTA, S. G. A Didática como mediação na construção da identidade do professor - uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. IN: ANDRÉ, Marli E. D. A. de e OLIVEIRA, M. R. N. S. de. (Org.). Alternativas do ensino de Didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997. p. 37.
PINTO, A. L. G.; FONTANA, R. A. C. Trabalho Escolar e Produção de Conhecimentos. In: MACIEL, L. S. B. A.; SHIGUNOV, N.; SHIGUNOV, A. (Org.). Desatando os nós da formação docente. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 5-22.
PIRES, J. A. Leitura e virtualidade: Tecendo entre as linhas da narrativa. In: COELHO, L. A. L.; FARBIARZ, A. (Org.). Design: Olhares sobre o livro. Teresópolis: Editora Novas Ideias, 2010.
PROCÓPIO, E. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo: Giz Editorial, 2010.
SANTOS, F. M. dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 383-387, 2012.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 77-91.
SILVA, A. M. D. R. da. Um livro vivo: transposição para a web do livro para crianças Histórias de pretos e de brancos. Dissertação (Mestrado em Design). Portugal: Universidade de Aveiro, 2011.
STUMPF, A. et al. O livro digital em ambientes virtuais de aprendizagem: utilização da hipermídia como novas possibilidades de leitura. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM (CONAHPA), 5, Pelotas – RS. Anais... 2011. Pelotas – RS. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).