Initial teacher training and technologies in Portuguese-speaking communities: uncovering the state of knowledge

Authors

  • Jacinta Lucia Rizzi Marcom Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, a098550@uri.edu.br https://orcid.org/0000-0002-4772-7800
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, anapaulateixeiraporto@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2674-8020

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1058

Keywords:

Initial Teacher Education, Digital Technologies, Lusophony

Abstract

 The aim of this article is to map the main academic contributions on initial teacher training
and digital technologies in Portuguese-speaking countries, in order to meet the demands of a global
society in constant evolution. The methodology used was a qualitative documentary research. The
results show a disparity in the number of productions among the countries analyzed, unanimity on the
need for initial teacher training focused on the use of Information and Communication Technologies
(ICT), and the absence of specific publications on the subject in Portuguese-speaking countries.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, a098550@uri.edu.br

.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, anapaulateixeiraporto@gmail.com

.

References

ALCANTARA, Sonia Maria Leite. A formação dos docentes para o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação no ambiente escolar da rede pública municipal de ensino de Timon-MA. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

ANDRADE, Belisa Rabelo Dourado de. O potencial didático-pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação e a formação de professores de Geografia para o seu efetivo uso na educação básica: percepções de licenciandos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 261. 2019.

ASSIS, Neucilane Oliveira de. Utilização das TIC em sala de aula e a formação de docentes: um estudo de caso no Instituto Federal de Goiás. Dissertação (Mestrado em Assessoria de Administração) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Porto, p. 98. 2018.

BANGA, Pedro Agostinho Tomba. Tecnologias da informação e comunicação no sistema educativo em São Tomé e Príncipe. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação) – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação, Viana do Castelo, p. 157. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Sucupira. Programas de Pós-Graduação. Disponível em: https://sucupira-v2.capes.gov.br/sucupira4/. Acesso em: 16 abr. 2024.

BEZERRA, Marcelo dos Santos. Formação para o uso das TDIC em cursos de licenciatura da área das ciências da natureza da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, p. 125. 2022.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

D’ÁVILA, Fernanda Vieira Sofiatti. Tecnologias digitais na educação infantil: formação inicial e continuada. Dissertação (mestrado em Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Vitória, p. 192. 2019.

GUEDES, Giane Tais Cruz. Uma investigação sobre a formação docente e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de licenciatura em Física dos Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, p. 122. 2020.

KENSKI, Vani Morreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MARFIM, Lucas. Sociedade informacional entre demandas e contradições: os limites e as potencialidades para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação às práticas educativas na formação inicial do pedagogo - estudo de caso junto aos licenciandos da Universidade Federal de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, p. 267. 2019. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-31-2-0-f.33-52

MARTINS, Keissy Carla Oliveira. Tecnologias digitais de informação e comunicação e as relações entre a formação inicial e as práticas pedagógicas de professores de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, p. 225. 2023.

MEREDYK, Fernanda. A formação de professores de Matemática no contexto das tecnologias digitais: desenvolvendo aplicativos educacionais móveis utilizando o software de programação App Inventor 2. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, p. 147. 2019.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CVR, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868991.1

MOREIRA, Lilian da Silva. Tecnologia educativa na formação inicial de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do ensino básico: estudo de caso múltiplo Portugal-Brasil. Tese (Doutoramento em Ciências de Educação) – Universidade do Minho, Braga, p. 2020.

Movimento de Educação para Todos. Avaliação das competências dos professores no uso das tecnologias de informação e comunicação. Universidade Eduardo Mondlane - Faculdade de Educação. Maputo, 2022 Membros do grupo de pesquisa desse movimento: António Cipriano Parafino Gonçalves, Manuel Valente Mangue, Nilsa Cherinda. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/06/1752412. Acesso em: 10 jan. 2024.

PEIXOTO, Anderson Gomes. Formação de professores para a cultura digital: mediação pedagógica com as tecnologias digitais da informação e comunicação em oficinas de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, p. 140. 2020.

RAMOS FONSECA, Maria Gorete. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico: crenças e perspetivas de formadores. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, p. 361. 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 185. 2018.

ROCHA, Graciete Santos. Utilização educativa das tecnologias digitais pelos professores do ensino básico e ensino secundário em Cabo Verde. Dissertação (Mestrado em TIC na Educação e Formação) – Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior da Educação, Bragança, p. 107. 2021.

SOUZA, Edleuza Nere Brito de. Interações entre cultura digital e educação: uma investigação sobre TDIC na formação de professores no ensino superior de Licenciatura do IFMA. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, p. 125. 2020.

SOARES, Terezinha Gorete Vilela. Um olhar bakhtiniano para o uso das tecnologias digitais na formação docente. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca, Franca, p. 103. 2019.

SPERANDIO, Paula. Formação inicial de professores no curso de Pedagogia e a utilização de tecnologias de informação e comunicação. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, p. 201. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

YONG, Lesly Diana Pimentel. Ensino de língua espanhola: a integração das tecnologias digitais na formação inicial de professores em região de fronteira no Amazonas. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Lajeado, p. 122. 2021.

Published

2024-12-31

How to Cite

Marcom, J. L. R., & Porto, A. P. T. (2024). Initial teacher training and technologies in Portuguese-speaking communities: uncovering the state of knowledge. EmRede - Distance Education Journal, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1058

Issue

Section

Dossier Internationalization in Educational Contexts: technologies, personalization and accessibility