TDIC in Chemical Education: analysis of student perceptions and choices to improve Pedagogical Practice

Authors

Keywords:

Chemistry Teaching, Teacher Training, Information and Communication Technologies

Abstract

This article analyzes, in light of students' perception and choice, Digital Information and Communication Technologies (DICT) as a possibility to improve pedagogical practice in chemistry. The research, through an open questionnaire applied to students of two undergraduate classes, was based on the choice and justification of students about DICT to teach chemistry. It was found that 50% of the students chose the same resources and that the choice of DICT to enrich the ways of teaching and learning chemistry is exotic and well-founded.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Artur de Medeiros Queiroz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, medeirosqueiroz1991@hotmail.com

.

Arilson Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, prof.arilsonsilva@gmail.com

.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, everton.bedin@ufpr.br

.

Thayse Geane Iglesias da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, thaysegeane@gmail.com

.

References

ANJOS, A. M. dos; SILVA, G. E. G. da. Tecnologias digitais da informação e da comunicação

(TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia

Educacional, 2018.

ARAÚJO, M. V. de. BARROS, D. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no

município de Aquiraz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed.

, Vol. 06, pp. 56-201. Maio de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

_______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação.

Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB,

DICEI, 2013.

COELHO, E. G.; PAULA, R. A. de. Experimentos em Instrumentação para o Ensino de Química:

Uma Contribuição a Docência. ANAIS. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ)

e X Encontro de Educação Química da Bahia (X Eduqui) Salvador, BA, Brasil –17 a 20 de julho de

DELAMUTA, B. H.; ASSAI, N. D. de S.; SANCHEZ JÚNIOR, S. L.. O ensino de Química e as

TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta de webquest para o ensino de Ligações

Químicas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. e149996839, 2020. DOI:

http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6839

Esta obra está licenciada sob

uma Licença Creative Commons

ISSN 2359-6082

DOI: http://doi.org/10.53628/emrede.v11i

DIAZ, F.. O processo de aprendizagem e seus transtornos. - Salvador: EDUFBA, 2011.

FALCHI, L. de F. O.; FORTUNATO, I.. Simulador phet e o ensino da tabuada na educação básica:

relato de experiência. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.22,

n.1, p.439-452, jan./abr. 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10672

FRANCO, B. A. da R.. Língua inglesa e tecnologia: o uso do quizlet em sala de aula. Revista BTecLE

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas,

v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GOMES, Antônio Carlos Buraneli et al. O Uso do Kahoot, Quizziz e Quizlet como Recursos

Tecnológicos para Gamificar o Ensino de Geometria na Educação Básica. Revista Interacções, [S. l.],

v. 17, n. 57, p. 168–182, 2021. DOI: 10.25755/int.25093.

JÚNIOR, João Fernando Costa. A importância da educação como ferramenta para enfrentar os

desafios da sociedade da informação e do conhecimento. Convergências: estudos em Humanidades

Digitais, v. 1, p. 127-144, 2023. DOI: https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.97

MATA, J. A. V. Ensino de Química com uso de Tecnologias Digitais para uma Educação de Jovens

e Adultos rejuvenescida. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós

Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Goiânia, 2018.

MATA, J. A. V.; SILVA, V. A.; MESQUITA, N. A. S.. Ensino de química e TDIC na educação de

jovens e adultos: o contexto de relações em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e

Tecnologia, v. 14, p. 94-114, 2021. DOI: 10.3895/rbect.v14n1.11943

MELLO, G. N. D.. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical.

São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 98–110, jan. 2000.

NOVAIS, R. M.; MARCONDES, M. E. R.. Investigando Alguns Reflexos das Disciplinas de

Instrumentação para o Ensino de Química na Formação Inicial de Professores. In: XIV ENEQ -

Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba - PR. Anais do XIV ENEQ - Encontro

Nacional de Ensino de Química. Curitiba - PR: Universidade Federal do Paraná, 2008. v. 1.

NUNES, Maria Rosinete Ayres da Nóbrega. Wordwall: ferramenta digital auxiliando

pedagogicamente a disciplina de Ciências. Revista Educação Pública, v. 21, nº 44, 7 de dezembro de

PEREIRA, Gabriele da Rocha. Influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) no

ensino e aprendizagem de química: pontos positivos e negativos. Monografia (Trabalho de Conclusão

de Curso em Química: Licenciatura) – Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Química e

Biotecnologia. Maceió, 2022.

Esta obra está licenciada sob

uma Licença Creative Commons

ISSN 2359-6082

DOI: http://doi.org/10.53628/emrede.v11i

RODRIGUES, A. L.; NERY FILHO, J.. Quiz interdisciplinar: um jogo desenvolvido para divertir a

aprendizagem através do smartphone. In: Seminário Sobre Games do Vale do São Francisco, 2016,

Petrolina. Anais do III SGames. Petrolina: IF SERTAO PE, 2016. v. I. p. 0-10.

SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. DE M.. Tecnologias digitais de informação e comunicação

(TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, n. 3, p. 429–438, set. 2020.

SILVA, C. S. et al. Quiz Periódico: Jogo Pedagógico sobre Propriedades Periódicas em uma

Perspectiva Piagetiana. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 162–180.

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4539

SILVA, J. S. As tecnologias digitais e a personalização do ensino: o uso do Wordwall para a criação

de atividades interativas. In: Seminário Docentes, 2021, Fortaleza. Seminário Docentes Anais.

Fortaleza: SEDUC, 2021. p. 1-5.

SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade. Instrumentação para o ensino de química. Belém: Ed. da

UFPA, 2011.

TAVARES, C. Z. Formação em avaliação: A formação de docentes no enfrentamento de um processo

de avaliação a serviço da aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo: PUC/SP, 2008.

VIEIRA, Fabiana Andrade da Costa. Ensino por Investigação e Aprendizagem Significativa Crítica:

análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensino. Tese (Doutorado) - Universidade

Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2012.

VIEIRA, K. M. et al. Instrumentação para o ensino de química utilizando materiais de baixo custo.

Research, Society and Development, v. 8, n. 5, p. e2285767, 2019. Disponível em:

<https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/767>. Acesso em: 10 ago. 2023.

Published

2024-12-31

How to Cite

Queiroz, A. de M., Silva, A. S. da, Bedin, E., & Silva, T. G. I. da. (2024). TDIC in Chemical Education: analysis of student perceptions and choices to improve Pedagogical Practice . EmRede - Distance Education Journal, 11. Retrieved from https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1056

Issue

Section

Artigos