Edições anteriores
-
O futuro da educação na transpandemia
v. 10 (2023)Internacionalmente, a crise da Covid-19 teve um impacto significativo nas práticas educativas. Milhões de cursos presenciais tiveram que ser transformados em versões que pudessem ser implementadas remotamente. Para muitos, isso representou um ensino remoto emergencial, uma solução temporária e de curto prazo. Agora que, embora a pandemia não tenha acabado, o trabalho em sala de aula foi retomado, é hora de definir os próximos passos. Esta edição especial explora as tendências e propostas para o futuro da educação transpandêmica.
-
Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais para profissionais da educação na área pública
v. 9 n. 2 (2022)As pesquisas educacionais na presente década buscarão o entendimento das lacunas e dos legados após o período pandêmico. Como resultado da resiliência dos profissionais da educação, identifica-se a capacidade de trabalhar em rede, articulando esforços institucionais e iniciativas pessoais, na capacitação continuada de educadores, para dar conta das competências digitais necessárias ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia do COVID-19. Este dossiê apresenta iniciativas institucionais sobre diversos prismas, como o Repositório Online ProEDU em sua potencialidade sobre as ações de curadoria digital durante e após o ERE. Da mesma forma, apresenta estudos sobre as competências digitais dos educadores brasileiros e iniciativas institucionais como a PlaforEDU, uma Plataforma Digital de Formação continuada para profissionais da educação através de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC).
Organizadores convidados: Luis Otoni Meireles Ribeiro e Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho
-
Práticas de Ciberdocência e atos de currículos emergentes : vivências de cocriação no contexto pandêmico da Covid 19
v. 9 n. 1 (2022)Reconfigurar as práticas formativas incorporando as possibilidades hibridas na mediação pedagógica, tarefa emergencial para o campo educacional na contemporaneidade, foi especialmente intensificada com a covid-19 ao apartar-nos dos territórios físicos de nossas salas de aulas, desterritorializando inclusive as práticas já mediadas por tecnologias. Tivemos que praticar atos de currículos literalmente novos e emergentes. Foram muitas as práticas de ciberdocência vivenciadas e sistematizadas nos últimos dois anos. Este dossiê apresenta uma diversidade de atos de currículos praticados em diferentes modalidades e setores educacionais em todo o país.
Editoras convidadas: Kathia Marise Sales e Edmea Santos
-
A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia
v. 8 n. 2 (2021)Com a pandemia e o consequente isolamento social, com as incertezas e desafios na saúde pública e na ciência em nível global, vivemos uma época de quebra dos paradigmas em vários campos de conhecimento.
No trabalho e na educação, a aceleração dos processos de inovação acarreta um impacto massivo das tecnologias da informação e comunicação e das mídias do conhecimento e tem trazido instigações em vários níveis: do local ao global; de inovações tecnológicas e metodológicas, epistemológicas e teóricas.
Assim, esse dossiê da revista EmRede convida você a refletir sobre o papel da "educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia".
Editor Convidado: Prof. Dr. Márcio Vieira de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) -
Ensino remoto emergencial: o que aprendemos com a experiência?
v. 8 n. 1 (2021)Esse número apresenta uma série de experiências e reflexões sobre a adoção do ensino remoto no período da pandemia, efetivado nas instituições brasileiras ao longo de 2020, reunidos na Seção Dossiê Ensino Remoto Emergencial. Além disso, inclui artigos mais gerais, acolhidos em submissão contínua.
-
Extensão na Educação a Distância
v. 7 n. 2 (2020)Esta edição incluí o Dossiê Extensão na Educação a Distância, organizado pela editora convidada Karina Marcon (UDESC) e outros artigos que abordam as questões da EaD em diversos espaços e experiências.
-
Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD
v. 7 n. 1 (2020)Essa edição traz artigos sobre o tema “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD” escolhido para XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), organizados em conjunto com a Universidade Federal do Piauí, e parceria com a Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal do Piauí, Centro Universitário Uninovafapi, Governo do Estado do Piauí e Fadex, em novembro de 2019, em Teresina, Piauí. A abordagem temática tem como premissa básica discutir sobre as responsabilidades e os desafios da EaD no país, com vistas à sua consolidação e melhoria da qualidade do ensino, utilizando o diálogo com estudantes, professores, pesquisadores nacionais e internacionais, a partir de estudos e pesquisas, e vivência do processo de ensino-aprendizagem, numa proposta dos seguintes eixos de discussão: a) Políticas Públicas, Institucionalização, Gestão Administrativa e Financeira da EaD; b) Currículo e Formação docente; c) Práticas Educativas e Redes de Aprendizagem; d) Pesquisa e Extensão; e) Tecnologias: usos e apropriações.
-
Ensino Híbrido ou Blended Learning
v. 6 n. 2 (2019)A realidade cada vez mais comum na sociedade contemporânea, da convergência de ações em presencialidade física e ações com mediação tecnológica, impõe ao campo educacional a problematização teórica, a investigação dos artefatos computacionais e o desvendamento metodológico inerentes a essas práticas convergentes no campo formativo e da construção do conhecimento. Aliadas ao contexto de avanço tecnológico e incorporação da cultura da mediação à distância nas práticas sociais, as práticas híbridas no ensino estão na ordem do dia.
Organizado pelos profs. Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Profa. Dra. Kathia Marise Borges Sales e Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aborda os seguintes temas:
a) Marcos regulatórios da educação no Brasil: espaços e orientações para o ensino híbrido;
b) Ensino híbrido – o que impacta na institucionalidade dos sistemas educacionais?
c) Currículo e ensino híbrido – princípios epistemológicos e desenhos pedagógicos;
d) Tecnologias digitais para o ensino Hibrido. -
Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital
v. 6 n. 1 (2019)Reune trabalhos que abordam o tema proposto para o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e realizados no período de 20 a 23 de novembro de 2018, em Natal, Rio Grande do Norte. -
Educação a Distância em cenários em transição
v. 5 n. 3 (2018)Temos aqui um interessante conjunto de textos sobre a Educação a Distância (EaD), selecionados entre as discussões e reflexões apresentadas na 4ª edição do CIET:EnPED:2018 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) — um evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) e pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal de São Carlos, realizado entre os dias 26 de junho e 13 de julho de 2018.
-
Caminhos da autoria e criatividade na EaD
v. 5 n. 1 (2018)Este foi o tema do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância realizados na cidade do Rio Grande/RS, de 17 a 20 de outubro de 2017. -
Polo de Apoio Presencial : que espaço é esse?
v. 4 n. 2 (2017)O n.2 do v.4 da Revista de Educação a Distância EmRede: "Polo de apoio presencial: que espaço é esse?" tem como objetivo ampliar o debate acerca das práticas pedagógicas, políticas e institucionais dos polos de apoio presenciais cuja função tanto na legislação, como na estruturação das políticas educacionais para a EaD ocupa papel de destaque e se constitui num grande desafio.Essa edição especial aborda a percepção de diversos atores sobre um dos parceiros institucionais essenciais para a oferta de cursos a distância: os polos de apoio presencial cujos diferentes arranjos institucionais e pedagógicos revelam que o contexto da criação, implantação, implementação e desenvolvimento dos polos e do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias de comunicação e informação na educação a distância nesses espaços com participação das instituições formadoras merece e vem sendo observados por muitos pesquisadores.
-
A EaD e os processos de formação na área da saúde
v. 4 n. 1 (2017)O tema central deste número da Revista – A EaD e os processos de formação na área da saúde - visa lançar luz ao debate sobre a importância de se planejar processos formativos com base nas necessidades de Saúde das pessoas e das populações, destacando a problematização do processo e da qualidade do trabalho em cada serviço de Saúde, a formação para a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho e, ainda, a atualização técnico-científica como um dos aspectos da transformação das práticas e não como seu foco central.
Este número foi organizado pelas editoras Ana Luisa Petersen Cogo e Christianne Farmer Rocha (UFRGS), Cecília Dias Flores (UFCSPA) e Henriette Santos e Lúcia Dupret (FIOCRUZ).
-
Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD
v. 3 n. 2 (2016)Esse número trata dos temas que foram abordados no XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, realizados em setembro/2016 em São João del-Rei, Minas Gerais.
Os trabalhos considerados como destaque e os palestrantes do evento foram convidados a submeter artigos bem com os pesquisadores da área de Educação a Distância.
-
Formação de Professores: tecnologias e educação a distância
v. 3 n. 1 (2016)Esse número da Revista EmRede traz o dossiê Formação de Professores – tecnologias e educação a distância tendo em vista as políticas públicas para formação de professores e também os processos e especificidades desta formação. Esta temática faz-se necessária em tempos de cibercultura na qual a sociedade, marcada pelas tecnologias digitais, congrega uma série de profissionais que fazem educação a distância e devem estar preparados para empregar as mídias, tecnologias e demais especificidades desta modalidade para construção do conhecimento. -
Cultura Digital e Inovação EmRede: produções do ESUD 2015
v. 2 n. 2 (2015)Esta edição é composta por artigos elaborados pelos palestrantes convidados do ESUD 2015 e de um conjunto de artigos científicos, selecionados entre aqueles apresentados durante o congresso. -
Sujeitos, políticas, tecnologias e processos EmRede: produções do ESUD 2014
v. 2 n. 1 (2015)A revista reúne artigos científicos e relatos de experiência selecionados dentre os apresentados no ESUD 2014. -
Reflexões sobre teoria e prática em EaD
v. 1 n. 1 (2014)Dossiê organizado a partir dos textos dos palestrantes e coordenadores de Workshops do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) 2014, realizado pela Associação Universidade em Rede (UNIREDE) e organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)