Metodologias ativas no ensino superior: estado do conhecimento da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.994

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino Superior, Estado do Conhecimento

Resumo

Este artigo delineia os resultados parciais de um projeto de pesquisa conduzido na Universidade Estadual de Maringá (UEM), cujo objetivo principal é construir um Estado do conhecimento da produção científica associada às Metodologias Ativas, com foco nas publicações dos congressos
ESUD e CIESUD no período de 2017 a 2020. Esses eventos, organizados anualmente pela Associação
Universidade em Rede (UniRede) em parceria com instituições de ensino superior do Brasil, são destacados no cenário nacional de pesquisas em Educação a Distância. A pesquisa busca identificar o
estado do conhecimento sobre Metodologias Ativas, analisando o desenvolvimento das pesquisas ao longo dos cinco anos de coleta dos dados. Observa-se que em 2020, quando o evento foi realizado no formato on-line, houve uma diminuição na apresentação de trabalhos relacionados ao tema devido às discussões sobre Ensino Remoto Emergencial (ERE) impulsionadas pela pandemia da Covid-19. As reflexões iniciais destacam a necessidade urgente de estabelecer diálogos e pesquisas sobre Metodologias Ativas no contexto educacional brasileiro. A produção intelectual regional e local é enfatizada como essencial, uma vez que os dados indicam uma predominância de estudos com uma abordagem estrangeira. Essa pesquisa visa preencher essa lacuna e contribuir para a adaptação e implementação eficaz de Metodologias Ativas no
contexto educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, luisafurlancosta@gmail.com

.

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, imbriani.dayanehorwat@gmail.com

.

Flávio Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, froliveira3@uem.br

.

Emily Seguraço Serrano, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, emilyseguraco@gmail.com.br

.

Valdecir Antonio Simão, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, valdecirsimao@gmail.com

.

Referências

BASTOS, Celso da Cunha. Metodologias Ativas. 2006. Disponível em http://educacaomedicina.blogpost.com.br./2006/02/metodologias-ativas.html. Acesso em: 01 mar. 2023.

BORGES, Rosimeire Aparecida Soares, [Et. al.]. Ensino Superior a distância: metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais. In: Em Rede: Revista de Educação a Distância, [S.l.], v. 8, n. 1, ISSN 2359-6082, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/648/633. Data de acesso: 19 de set. de 2023. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.648

CAMARGO, FAUSTO; DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo. Porto Alegre, Penso, 2018.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA (ESUD) E CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA (CIESUD), XIV e III., 2017, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Rio Grande: [s. n.], 2017. 2229 p. Tema: Caminhos da autoria e criatividade na EAD. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA (ESUD) E CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA (CIESUD), XV e IV., 2018, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Natal: [s. n.], 2018. 1606 p. Tema: Educação em rede: construindo uma nova ecologia para a cultura digital. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1g3gVe1VQ5mrpxu5HpZeuaJC_tsH6TvS5/view?usp=sharing. Acesso em: 19 set. 2023.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA (ESUD) E CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA (CIESUD), XVI e V., 2019, Piauí. Anais [...]. Teresina: [s. n.], 2019. 1573 p. Tema: Responsabilidades e desafios para a consolidação da EAD. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/portal/anais-esud-ciesud-2019-versao-final/. Acesso em: 19 set. 2023.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA (ESUD) E CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA (CIESUD), XVII e VI., 2020, Goiás. Anais [...]. Teresina: [s. n.], 2020. 968 p. Tema: Docência online: cenários e desafios da educação em rede [recurso eletrônico. organizadores, Marília de Goyaz ... [et.al.]. – Goiânia : Cegraf UFG, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/portal/wp-content/uploads/2021/09/anais-esud-2020.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA (ESUD) E CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DIST NCIA (CIESUD), XVIII e VII., 2021, Rio Grande no Norte. Anais [...]. Natal: [s. n.], 2021. Tema: Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia. Disponível em: https://esud2021.ufrn.br/?page_id=112. Acesso em: 19 set. 2023.

COSTA, Maria Luisa Furlan; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de, A INTER-RELAÇÃO ENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TDICs NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: considerações sobre curso de Docência Online da Universidade Estadual de Maringá. In: SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS FLUIDOS. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Maria Aparecida Crissi Knuppel, Scheyla Joanne Horst. (org.). – São Luís: Uemanet, 2021.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875/12399 Acesso em: 10 de jun. de 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, p. 101-116, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822/pdf Acesso em: 10 de jun. de 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822

OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de, [et. al.] Metodologias Ativas no ensino superior: práticas institucionais para o ensino remoto. In: CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: diálogos sobre a EaD e o ensino remoto emergencial/Josimayre Novelli [et al.] (organizadores); prefácio João Carlos Relvão Caetano. –– Maringá : Eduem, 2023.

PICHETH, Fabiane Maria. Pearte: um ambiente colaborativo para formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=828>. Acesso em: 6 jun. 2023.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 02 de jun. de 2023.

TEIXEIRA, Célia Regina. O “Estado da Arte”: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo (1975-2000). Cadernos de Pós-Graduação - Educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 59-66, 2006. DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v5n1.1845

VALENTE, A. J. Metodologias Ativas para uma educação inovadora. In: In: BACICH, L; MORAN, J (Org). Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Costa, M. L. F., Oliveira, D. H. I. de, Oliveira, F. R. de, Serrano, E. S., & Simão, V. A. (2023). Metodologias ativas no ensino superior: estado do conhecimento da produção científica. EmRede - Revista De Educação a Distância, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.994