A produção do conhecimento científico sobre gestão da educação superior a distância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.993Palavras-chave:
Educação superior a distância; Gestão; Levantamento bibliográfico.Resumo
Este artigo aborda o levantamento bibliográfico, que se vincula à pesquisa “Gestão da educação superior a distância no Brasil, na perspectiva dos atos normativos”. Apresenta esse procedimento metodológico, que compõe a fase exploratória, segundo o ciclo de pesquisa formulado por Minayo (2001). Conclui-se que há poucos estudos sobre a temática em questão, sinalizando a necessidade de desenvolver novas pesquisas.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL, MEC/INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior – Censo 2019. Brasília-DF, 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. SEED, Brasília, DF, ago. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n.º: 564/2015. Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/parecer_cne_ces_564_15.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n.º 1, de 11 de Março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2016-pdf/35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf/file. Acesso em: 20 jan. 2019.
BRASIL. Decreto n.º 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/463842678/decreto-9057-17. Acesso em: 20 jan. 2019.
CAETANO, C. B. R. C. Gestão de sistemas de educação a distância: um estudo comparativo. 2016, 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2016.
CARNIEL, F. A Gestão da Educação A Distância: da sala de aula virtual à Gestão de cursos superiores em EAD. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
FARIA, J. G. Gestão e organização da Educação a Distância em universidade pública: um estudo sobre a Universidade Federal de Goiás. 2011, 277 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento - Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; Rio de. Janeiro: Abrasco, 1994. 269p.
MINAYO, M. C. Ciência, técnica e arte: o desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. 21. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MORAES, L. V. S. Coordenação de curso superior da Educação a Distância: competências desenvolvidas na gestão da universidade Tiradentes. 2017 115 f. Dissertação (Mestrado em
Educação) Universidade Tiradentes. Aracaju, 2017.
VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações
conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pollyana Vieira de Andrade, Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).